Como manter um servidor sempre ativo e disponível, e evitar ao máximo surpresas indesejadas?
Neste conteúdo, daremos algumas dicas valiosas sobre configuração e infraestrutura para você manter o seu servidor com a máxima proteção, além da tão necessária garantia que a máquina possui, seja original do fabricante ou não.
Boa leitura!
Antes de mais nada, é preciso entender que a garantia é uma medida fundamental para manter o servidor sempre ativo e disponível. Ela pode ser acionada sempre que o servidor apresentar qualquer instabilidade ou simplesmente necessitar de uma manutenção ou upgrade.
É fato que essas máquinas precisam sempre estar em pleno funcionamento, para evitar que aconteçam falhas que possam atrapalhar a produtividade da empresa ou trazer prejuízos para a organização.
Por isso, antes mesmo de aplicar as dicas contidas neste conteúdo para proteger o servidor, é necessário que você tenha em mente que a garantia é indispensável para a sua máquina.
Agora que você já compreendeu a importância de ter uma garantia para o seu servidor, saiba qual é a responsabilidade de proteção garantia, ou seja, o que a garantia pode fazer pelo servidor (e, para isso, vamos usar de exemplo a garantia exclusiva da InforPró):
A Garantia Pró é o serviço de garantia incluso na compra de qualquer produto da InforPró, ou seja, assim que você adquire o seu equipamento, você já pode contar com a Garantia Pró sem nenhum custo adicional, por um período de 1 ano. Porém, para garantir a segurança no seu investimento, também oferecemos a extensão da Garantia Pró para 2 ou 3 anos mediante um adicional.
A Garantia Pró reúne diversos serviços pensando na realidade de urgências e no dinamismo de um ambiente de T.I, levando em consideração a agilidade que esse departamento exige na resolução de problemas.
Se uma peça apresentar problemas, faremos o envio de uma nova peça na hora, de imediato, sem esperas. Somente quando o servidor estiver funcionando é que vamos pensar na devolução.
Além desse período de cobertura, também oferecemos, dentro da Garantia Pró, o período de 7 dias de compatibilidade de qualquer peça. Se, por algum motivo, a peça comprada foi incompatível com a sua máquina, nós trocamos ou devolvemos o dinheiro na mesma hora!
Caso seu servidor acenda um alerta sobre a peça recebida, basta entrar em contato conosco para priorizarmos seu atendimento (afinal, servidores não podem parar).
A troca é imediata e muito simples, além disso, nosso produto é enviado primeiro.
Apenas depois que sua peça foi recebida, trocada e validada e tudo estiver 100% com seu servidor é que a peça danificada será enviada de volta para nós.
Por isso, a garantia é essencial para proteger o seu servidor. De forma simplificada, é ela quem oferece agilidade sempre que o seu servidor apresenta qualquer tipo de instabilidade.
Mas, como evitar a instabilidade e outras surpresas indesejadas? Acompanhe as dicas a seguir!
Firewalls são executados para filtrar o tráfego de rede de um sistema. Ou seja, é esse software (ou hardware) que permite ou restringe o acesso aos serviços executados pelo servidor, que podem ser:
Dessa forma, o sistema firewall irá restringir o acesso à informações conforme a necessidade de compartilhamento, onde você pode fazer o controle de acesso através de modificações na política padrão de bloqueio.
Além disso, esse sistema é responsável por identificar portas de rede abertas, restringindo o tráfego conforme o seu endereço de IP, por exemplo, o que confere maior segurança e evita ataques cibernéticos.
Redes Privadas, ou VPNs, são utilizadas para restringir o acesso da rede a servidores ou usuários específicos (tornando-as privadas). A VPN deve ser utilizada principalmente em casos em que o acesso vem de um dispositivo remoto, conferindo uma conexão muito mais segura.
As chaves SSH são uma alternativa aos acessos baseados em logins e senhas comuns, conferindo maior proteção aos dispositivos devido ao seu poder de criptografia.
Muitos hackers conseguem acessar os dispositivos protegidos depois de contínuas tentativas de adivinhar as senhas, através de sistemas automatizados que fazem essa execução. Chaves SSH possuem uma gama de combinações muito maior, o que dificulta (e até mesmo, elimina) a entrada de pessoas não autorizadas.
As verificações e atualizações do sistema são fundamentais para manter o sistema protegido, uma vez que essas medidas podem identificar e corrigir possíveis falhas no servidor. Por isso, não ignore-as!
Você não deve pensar apenas em medidas relacionadas ao sistema para garantir a proteção do seu servidor! Várias máquinas podem apresentar indisponibilidade por problemas físicos, que surgem a partir de:
Problemas na estrutura de acomodação: os servidores necessitam de uma estrutura de acomodação preparada, com a ambientação apropriada (climatização, e estrutura, por exemplo), e um sistema de redundância que possa proteger o servidor em caso de falhas nos componentes primários (como nobreaks, por exemplo).
Falta de manutenção: os servidores também necessitam de manutenções periódicas (as chamadas manutenções preventivas), que visam aumentar a vida útil do equipamento. Um exemplo de manutenção preventiva que deve ser feita e geralmente é esquecida, é a higienização da máquina.
Colocando essas dicas em prática, você poderá contar com um servidor mais protegido. E, se quiser aumentar essa proteção, conheça também mais um serviço exclusivo da InforPró pensado para você, o Server Protect!
Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por:
– Relatórios de infraestrutura do T.I: como garantir a disponibilidade e confiabilidade do sistema
– 5 dicas úteis na hora de realizar a compra de novos produtos e equipamentos para o seu T.I
– Qual opção escolher: Servidor em Nuvem ou Servidor Físico?
– Extensão de garantia para servidores descontinuados da InforPró