A indisponibilidade dos servidores é uma situação que precisa ser evitada, uma vez que afeta a produtividade e funcionamento adequado dos negócios.
Desta forma, é fundamental entender quais as possíveis situações que provocam a indisponibilidade dos servidores e, claro, o que fazer para se precaver disso. Quer saber mais sobre o assunto? Continue conosco e boa leitura!
Um servidor é basicamente um sistema de centralização de dados que oferece uma série de serviços a outros computadores conectados à uma rede, conhecidos como clientes. Entre os serviços que o servidor pode fornecer estão diferentes armazenamentos de arquivos, correio eletrônico, além de executar softwares administrativos e outros.
Por isso, independente do tamanho da sua empresa, é preciso investir em servidores de qualidade para não ter problemas sérios no futuro.
Podendo ser resultado de diferentes causas, esse problema afeta diversos pontos dentro de uma organização. Alguns deles são:
Financeiro: o servidor alimenta uma série de processos e operações de uma empresa, por isso é possível afirmar que o primeiro grande impacto será nas finanças. Dependendo do tamanho da companhia, da área de atuação e do número de pessoas atingidas, as perdas financeiras podem ser bastante significativas.
Vista no mercado: se você já precisou ir a um banco ou lotérica e ouviu “sistema indisponível” em algum momento, sabe o quanto isso é prejudicial para a reputação e credibilidade da marca.
Clientes não querem saber os motivos, eles buscam soluções e, mais do que isso, agilidade nas soluções propostas. Por isso a indisponibilidade dos servidores gera insatisfação e reclamações, afetando também como seus clientes percebem a sua marca e a experiência dele com você.
Pessoal: mas não são só os clientes que acabam sendo impactos com a indisponibilidade dos servidores, os colaboradores também são afetados e o resultado é baixa produtividade e desmotivação no ambiente de trabalho.
Vale dizer que os funcionários são os maiores ativos de uma empresa e seus representantes diretos, então vale a pena investir na melhoria dos servidores. Além disso, garantir acesso às ferramentas adequadas para a execução de tarefas é o mínimo que os funcionários esperam. Inclusive, altos níveis de insatisfação aumentam as chances de desligamento, o que também afeta a competitividade e reputação no mercado.
As principais situações que podem fazer com que os servidores saiam do ar são:
A verdade é que todo tipo de operação que precisa de algum processo humano manual está sujeito a risco, que podem ir desde uma digitação equivocada até a exclusão de alguma informação importante.
Assim, quanto mais automatizados forem os processos, melhor, porque eles garantem menos riscos de erros, são mais seguros e acabam otimizando toda a operação da empresa.
Outra vantagem é que contar com a automatização permite que os profissionais de TI detectem e ajam com muito mais rapidez em casos de ameaças e problemas, fazendo a correção sem maiores danos.
As condições físicas do ambiente podem colaborar para gerar defeitos nos equipamentos. Por exemplo, se os servidores estiverem armazenados em um local com pouca ventilação, podem superaquecer e assim, ficarem indisponíveis.
Além das manutenções corretas, é preciso observar se os servidores estão dispostos em locais adequados, com controle de temperatura, por exemplo.
A falta do monitoramento constante dos servidores pode contribuir para a demora na detecção de problemas, além de causar prejuízos maiores.
A escolha do tipo de armazenamento é crucial para o bom desempenho dos servidores. Há três grupos, que são divididos em: SSD, SAS ou SATA, por isso é importante conhecer bem cada um deles para não errar na escolha.
Invasões e ataques cibernéticos são um problema real. Não é à toa que cada vez mais se tem discutido ações de segurança. Mas, para além da necessidade de proteção de dados, empresas que passam por ataques cibernéticos geram desconfiança nos consumidores.
Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela PwC, mostrou que cerca de 70% dos consumidores acreditam que as organizações são vulneráveis a hackers e ataques cibernéticos. Se não fosse o bastante, os pesquisados afirmaram ainda que são menos propensos a continuar ou começar a fazer negócios com organizações que foram comprometidas.
Outro fator envolvido na indisponibilidade dos servidores são as falhas de SQL, que podem interromper ou limitar a disponibilidade dos bancos de dados.
Agora que você entendeu os principais impactos e os fatores que podem derrubar os servidores, veja como evitar que isso aconteça:
Os servidores físicos não são um problema, no entanto, para que eles continuem funcionando adequadamente, é preciso definir revisões e manutenções periódicas.
Para evitar que ocorram ataques cibernéticos ou que eles se proliferem em todo o sistema, é preciso manter o antivírus sempre ativo. Mas aqui é preciso cuidado, afinal, o antivírus deve estar de acordo com as necessidades da empresa e ter processos rigorosos de proteção.
Manter a estabilidade dos servidores é fundamental para garantir o funcionamento adequado, reduzir reclamações de clientes, otimizar as operações, garantir segurança e até mesmo o nível de reputação e credibilidade da marca junto aos clientes e funcionários.
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