Os relatórios no departamento de Tecnologia da Informação têm uma atuação fundamental para garantir a performance do setor, afinal, é a partir desses relatórios que é possível perceber gaps e oportunidades para otimizar a produtividade (e claro, os investimentos).
Nesse sentido, como os gestores podem acompanhar os principais indicadores relacionados à infraestrutura desse setor? Através dos relatórios do T.I, que avaliam, sobretudo, a disponibilidade e confiabilidade da infraestrutura! Acompanhe esse conteúdo e saiba mais sobre:
– Qual a importância de fazer relatórios para o T.I?
– Relatórios operacionais: KPIs
– Relatórios de SLA (Acordo de Nível de Serviço)
– Relatórios de disponibilidade e confiabilidade
– Dica bônus: como garantir a disponibilidade da sua infraestrutura
Boa leitura!
Os relatórios são um artifício necessário para os gestores de qualquer departamento que desejam otimizar os investimentos e fazer um planejamento assertivo das realizações do setor. Assim como diz a premissa “o que não pode ser medido, não pode ser melhorado”, os relatórios são a principal ferramenta de análise do desempenho do T.I, para atingir novos níveis de produção.
Portanto, alguns motivos que evidenciam essa importância de fazer relatórios para o T.I, são:
– Avaliar a eficiência do departamento;
– Coletar dados para fundamentar a estratégia utilizada ou a elaboração de uma nova estratégia;
– Acompanhar dos indicadores de performance;
– Auxiliar no processo de tomada de decisão;
– Alocar os investimentos nos locais mais estratégicos;
– Fundamentar planejamentos de curto, médio e longo prazo;
– Elaborar ajustes necessários no setor.
Mas, como esses relatórios são feitos na prática? Continue acompanhando!
Os relatórios operacionais utilizam KPIs (Key Performance Indicator) para avaliar a performance do setor durante um período de tempo estabelecido. Alguns indicadores KPIs utilizados no setor de Tecnologia da Informação podem ser, por exemplo:
– Períodos de disponibilidade e indisponibilidade da infraestrutura;
– Tempo de atividade;
– Despesas do setor;
– Quantidade de projetos efetuados;
– Confiabilidade do sistema;
– Interrupções na rede/serviço;
– Taxa de resolução no chamado; etc.
Dessa forma, o gestor analisa os indicadores que são pertinentes para a realidade dos projetos estabelecidos no negócio e realiza os relatórios operacionais da Tecnologia da Informação. Como dito anteriormente, o relatório é uma base sólida por onde as principais tomadas de decisão do negócio são fundamentadas.
Para escolher os KPIs que serão utilizados na análise do setor, é preciso primeiramente pensar nos objetivos e na estrutura da empresa. Dessa forma, é preciso estabelecer o que é relevante para constar nos relatórios operacionais do negócio. Esses KPIs devem ser estabelecidos e acessíveis aos colaboradores, uma vez que eles têm participação nos resultados das tarefas.
O relatório de SLAs ou Acordo de Nível de Serviço é o documento que realiza o acompanhamento do nível de entrega de um serviço, avaliando se está sendo feito mediante estabelecido em contrato.
Porém, engana-se quem pensa que esse relatório é apenas para entregas voltadas aos projetos internos do T.I. Uma das utilizações desse relatório é, por exemplo, para avaliar o nível das entregas dos fornecedores da empresa e outros terceiros.
Assim, o relatório de SLA embasa se há o cumprimento de um acordo ou contrato estabelecido, monitorando as entregas efetuadas. Caso não seja conforme acordado, esse documento é o registro para o pagamento de multas ou reembolsos.
O relatório de disponibilidade é voltado para a análise do desempenho do departamento, monitorando os problemas que ocorreram durante um determinado período. Cada problema que possa gerar a indisponibilidade do sistema tem como consequência inúmeros prejuízos (inclusive, financeiros).
Por isso, os relatórios de disponibilidade e confiabilidade tem como objetivo mensurar essas ocasiões em que houveram perdas por conta de falhas relacionadas ao desempenho da tecnologia utilizada.
Dessa forma, o relatório de disponibilidade permite visualizar qual é a situação do departamento de T.I relacionada à redundância, analisar as falhas existentes e otimizar o investimento do setor.
Os relatórios de disponibilidade e confiabilidade, ainda, preveem quando é o momento para se fazer manutenções preventivas na infraestrutura, antecipando problemas futuros. Essa antecipação é essencial para o planejamento dos recursos que serão alocados para esse fim, por isso, esse relatório se faz tão necessário!
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