Se você está sentindo a necessidade de investir em um servidor para a sua empresa, mas não sabe o que precisa ser levado em consideração para escolher a melhor opção de servidor para o seu negócio, este conteúdo é para você!
Neste conteúdo, você irá ver as principais informações que devem ser levadas em consideração para tomar a essa decisão:
– Aprenda a identificar a funcionalidade do seu servidor
– Quais são os tipos de servidores disponíveis no mercado?
– Leve em consideração a configuração do hardware!
– Não se esqueça de…
Boa leitura!
Um servidor pode ser destinado a uma gama de funcionalidades diferentes, porém com o objetivo de ser um dispositivo que centraliza o gerenciamento das aplicações da empresa. Entre as funções que um servidor pode ser destinado, estão, por exemplo:
Se você deseja entender com mais detalhamentos a respeito das funcionalidades dos servidores, eu te convido a acessar o último conteúdo disponibilizado no blog InforPró: “Como saber se a minha empresa precisa de servidores?”. Para acessá-lo, clique aqui!
Além da funcionalidade, há diferentes tipos de formatos disponíveis no mercado para serem levados em consideração na escolha do servidor. Por exemplo:
Os servidores em formato torre são os mais básicos disponíveis no mercado. Essas máquinas têm como objetivo centralizar o gerenciamento de uma rede computadores através dessa máquina. Os servidores torre geralmente ficam armazenados em gabinetes semelhantes àqueles utilizados por computadores comuns, mas com a vantagem de serem muito mais potentes.
Os servidores blade são dispositivos que realizam o gerenciamento centralizado de outros servidores menos robustos. Ele pode realizar um serviço específico (cluster, ou seja, gerenciamento conjunto de sistemas) ou operar de maneira que cada um realize uma operação distinta.
Além disso, esses servidores são compactos e potentes, ideais para empresas que possuem pouco espaço de armazenamento dos equipamentos, porém com a exigência de escalabilidade (perfeitos para empresas que precisam lidar com um grande volume de dados).
Os servidores rack, por sua vez, ocupam um espaço horizontal e podem ser empilhados (caso haja a necessidade de vários servidores). Eles são mais potentes em termos de capacidade de processamento e ideais para empresas de pequeno e médio porte que desejam a escalabilidade de dispositivos. Eles, assim como os servidores blade, necessitam de uma infraestrutura climatizada para serem acomodados.
Além de levar em consideração a função que o seu servidor irá desempenhar dentro da empresa e o formato adequado para o seu negócio, é necessário também levar em consideração algumas características relacionadas ao hardware da máquina. Por exemplo:
– RAM: a memória RAM está relacionada com o espaço de armazenamento temporário do servidor, e a quantidade de RAM disponível influencia diretamente o número de execuções simultâneas que o servidor comporta.
– Processadores: esses componentes dos servidores são responsáveis pelo desempenho do sistema, pela capacidade de realizar tarefas simultâneas e pelo tamanho do cache disponível na máquina. Por isso, a velocidade de processamento é algo essencial para ser levada em consideração na escolha do seu servidor.
– Disco rígido: essa peça está relacionada com a capacidade de armazenamento de arquivos que o servidor comporta. Além disso, é possível aumentar o espaço de armazenamento adicionando discos rígidos externos ou por meio do sistema RAID, que fornece um subsistema de armazenamento redundante para a máquina.
– Fonte de alimentação: esse componente é responsável pelo consumo de energia do seu servidor. Na maior parte das vezes, um servidor utiliza uma fonte de alimentação de 300 watts, porém, caso haja mais discos rígidos, esse número pode aumentar.
– Controlador de rede: ele está relacionado com o controle do tráfego de usuários na rede da empresa, por isso, esse componente precisa ser levado em consideração na escolha do servidor.
Agora que você já conhece os principais componentes do servidor, você está mais preparado para escolher as características da máquina que atende melhor à aplicação para qual ela será destinada.
Por fim, não se esqueça de assegurar que o seu Servidor esteja sempre protegido por um sistema de garantia realmente benéfico e eficiente! Conheça os nossos serviços de garantia de servidores:
A Garantia Pró é um serviço diferenciado exclusivo da InforPró, pois todos os nossos produtos (sendo eles novos os seminovos, mesmo HDs e Baterias) tem 1 ano de garantia (com a opção de estender por mais 2 ou 3 anos sem problemas).
Se uma peça apresentar problemas, faremos o envio de uma nova peça de imediato. Somente quando o servidor estiver em pleno funcionamento é que pensamos na devolução. Se ela não funcionar por incompatibilidade, trocamos ou devolvemos o dinheiro na mesma hora.
Caso a peça não seja adequada para o seu Servidor, trocamos por uma nova peça. Ou seja, garantimos que a peça comprada será perfeitamente compatível com o seu servidor ou a devolução ou troca é feita de imediato.
Além disso, temos também uma Garantia específica para Servidores!
Essa é uma garantia de 2 anos na máquina e suporte remoto diretamente com a pessoa que realizou a venda do servidor, ou seja, a pessoa que você já teve contato e já conhece o seu histórico.
Esse suporte remoto inclui a instalação do hardware, auxílio na instalação do equipamento, upgrades, detecção e diagnóstico de problemas e mais!
Na InforPró, temos também o Server Protect!
Esse serviço garante a agilidade e o suporte necessários para o seu servidor. Se alguma peça apresentar um defeito ou uma falha de funcionamento, basta apenas 1 email, e nós enviaremos outra peça para você. Sem burocracias complicadas e demoradas!
A operação para a troca de peças é no local, sendo feita com a maior agilidade possível. Dessa forma, garantimos a estabilidade e a tranquilidade dos seus servidores e de todo o seu parque de TI. Conta com a gente!
Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por:
– Como saber se a minha empresa precisa de servidores?
– Como evitar dores de cabeça na gestão do parque de T.I
– Como otimizar a infraestrutura de TI para potencializar a produtividade
– 5 dicas para estruturar um parque de TI de sucesso
1 Comments
[…] – O que deve ser levado em consideração na escolha do servidor? […]