Cada vez mais, vem aumentando a notoriedade de que a Tecnologia da Informação atua como um setor estratégico dentro de uma empresa. Esse departamento é o responsável por trazer a inovação tecnológica que atua para aumentar a produtividade, garantir a segurança das informações e implementar a infraestrutura necessária para o funcionamento do negócio como um todo.
Por consequência disso, o departamento de T.I precisa implementar as mais eficientes soluções desse ramo, principalmente relacionada à gestão, segurança e armazenamento de dados – e, nesse sentido, escolher o servidor mais apropriado é o grande desafio.
Reunimos, neste conteúdo, as principais informações que você deve levar em consideração para avaliar o que mais vale a pena para o seu negócio: o servidor em nuvem (cloud) ou o servidor físico (local). Aqui, você irá conferir:
– Servidor Nuvem: vantagens e desvantagens
– Servidor Físico: vantagens e desvantagens
– 3 coisas para levar em consideração na hora de escolher qual tipo de servidor comprar
– Por fim, não se esqueça de…
Boa leitura!
O Servidor na Nuvem (cloud) é o tipo de máquina onde há o armazenamento de aplicações e a disponibilização de arquivos em um provedor online. Ele não depende do espaço físico da empresa, mas tem os recursos “na nuvem”, podendo ser acessada remotamente por qualquer dispositivo.
Assim como todos os equipamentos que atuam de forma “online”, a principal vantagem desse tipo de servidor é a flexibilidade de poder variar a capacidade de processamento e armazenamento conforme o momento atual da empresa. Além disso, esse modelo dispensa o custo natural da infraestrutura de acomodação do servidor local.
Entre as desvantagens do servidor em nuvem, está a dependência de um contrato com o provedor que está oferecendo a solução cloud, um terceiro que é responsável pela segurança e disponibilidade dos seus arquivos. Além disso, não há tanta autonomia, se comparada com a agilidade que é possuir uma máquina ao seu lado sempre disponível.
E, como mencionamos acima, há maior facilidade no acesso indesejado aos dados da empresa, se não forem tomados os devidos cuidados. Não há como não pensar no quesito segurança, uma vez que muitos gestores não gostam da ideia de confiar a proteção de informações essenciais do negócio a terceiros.
O Servidor Físico, também chamado de servidor local, é aquela máquina que fica hospedada nas dependências da própria empresa. Por isso, esse modelo confere maior autonomia e controle sobre a máquina.
Esse modelo de servidor é mais tradicional em termos de tecnologia da empresa, mas contém inúmeras opções que se tornam ideais conforme as necessidades e recursos da organização.
O Servidor Físico (local) oferece maior controle sobre o gerenciamento da máquina, que resulta em um controle de acesso eficiente e um processamento mais rápido. Assim, ele é ideal para demandas que necessitam de um hardware mais avançado, pois contém processadores de vários núcleos, discos rígidos que conferem maior redundância, placas de rede avançadas, mais agilidade na memória, etc.
Além disso, você pode optar por realizar upgrades sempre que achar necessário: ampliar o armazenamento, otimizar o hardware e processamento, acomodar novos servidores conforme a escalabilidade do negócio, entre outras possibilidades.
Manter um servidor dentro da própria empresa demanda uma infraestrutura e manutenção em que a empresa precisa estar disposta a prezar. É necessário pensar na acomodação da máquina, no sistema de climatização e na segurança do ambiente, para que ele funcione sem problemas e performando com máxima capacidade.
Por isso, há quem opte por servidores dedicados hospedados em data centers, que nada mais são do que servidores físicos acomodados fora da empresa, em uma infraestrutura alugada que oferece proteção ao servidor.
Os dois modelos de servidores possuem características próprias que podem ser vantajosas para a empresa. Mas, como tomar essa decisão? Observe os seguintes pontos:
Há alguns segmentos de negócio que exigem o acesso imediato ao servidor da empresa, pois os serviços dependem desse controle de gerenciamento maior (por exemplo, empresas com soluções voltadas à telecomunicação, hospitais, alguns segmentos industriais, etc.).
Por conta disso, o controle sobre o backup de dados e maior segurança de acesso (sem tanta dependência da disponibilidade da internet) se faz necessário. Nesse sentido, ter um servidor local no ambiente da própria empresa torna-se indispensável.
Algumas aplicações podem não ser tão eficientes em nuvem, se comparado com a sua performance no servidor físico. Essas aplicações podem não funcionar bem na nuvem e não oferecer a mesma performance do que se tivesse acomodada em um servidor local.
Por isso, é preciso pensar no tipo de aplicação a que será destinada e avaliar se é possível a sua adaptabilidade.
É preciso pensar na escalabilidade da empresa a longo prazo, e não somente na solução mais imediata. Assim, é preciso ter em mente o quão disponível aquela máquina poderá ser para você conforme a necessidade de ampliação do seu negócio.
Não se esqueça de que essa escolha deve ser tomada pensando na realidade de cada empresa: aspectos financeiros, tecnológicos, área de atuação, dinâmica empresarial, etc. Cada caso é um caso. É preciso avaliar as necessidades da empresa e pensar na solução que ofereça o melhor custo benefício para ela.
Nossos especialistas podem te ajudar a identificar qual é o tipo de máquina que vai suprir as necessidades que você possui atualmente no seu negócio e o melhor investimento em termos de custo benefício. Por isso, entre em contato conosco, sem compromisso, e vamos conversar!
Além disso, nós possuímos sistemas de garantia realmente diferenciais para os servidores, para você ficar sempre tranquilo na gestão do seu T.I.
Conheça:
– Os produtos da InforPró.
– O Server Protect: nosso serviço de garantia adicional que oferece tranquilidade e segurança para o seu negócio.
– A Garantia Pró, que está presente em todos os nossos produtos!
Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por:
– Extensão de garantia para servidores descontinuados da InforPró
– O que deve ser levado em consideração na escolha do servidor?
– Como saber se a minha empresa precisa de servidores?
– Como evitar dores de cabeça na gestão do parque de T.I
– 5 dicas para estruturar um parque de TI de sucesso
1 Comments
[…] – Qual opção escolher: Servidor em Nuvem ou Servidor Físico? […]