O Outsourcing tem ganhado cada vez mais espaço no departamento de T.I das organizações, o que se deve pelo fato de que as empresas buscam potencializar a produtividade e a eficiência operacional, e veem uma solução para isso na terceirização de serviços e atividades da Tecnologia da Informação. Porém, como implementar o Outsourcing de T.I? Leia esse conteúdo e saiba tudo sobre:
– O que é o Outsourcing de T.I e por que pensar na terceirização?
– Quando aplicar o Outsourcing?
– 4 modelos de Outsourcing de T.I
– Vantagens e desvantagens do Outsourcing de T.I
Boa leitura!
O Outsourcing de T.I nada mais é do que a prática de terceirizar serviços e atividades da Tecnologia da Informação para empresas externas, para as mais variadas finalidades.
Para alguns serviços de terceirização, o Outsourcing de T.I é gerenciado remotamente pela empresa contratante. Para outros serviços, o Outsourcing deve ser realizado dentro da própria empresa, e portanto, o terceiro ocupa um local no escritório e participa ativamente da rotina empresarial.
A prática da terceirização de T.I é uma ótima possibilidade de investimento para a empresa que deseja reduzir alguns custos operacionais do negócio, ou expandir em serviços tecnológicos sem ter, necessariamente, a infraestrutura necessária para isso, contratando empresas especializadas que tenham a tecnologia e as adequações necessárias de segurança para efetivar esse serviço.
Porém, em quais casos a empresa deve pensar no Outsourcing? Continue a leitura!
A principal causa da integração do Outsourcing na empresa é em casos de redução ou limitação do orçamento destinado a um projeto, principalmente se há a necessidade da utilização de alguma tecnologia específica.
Dessa forma, o Outsourcing representa uma alternativa mais econômica para o negócio, se comparado aos custos necessários para a contratação de uma equipe especializada, aquisição de uma estrutura e implementação de processos na empresa para desempenhar essa atividade.
Muitas empresas optam pelo Outsourcing de T.I quando sentem que há a necessidade de focar no core business empresarial, ou seja, quando há a necessidade de alocar os recursos para a atividade central do negócio (o “DNA” da empresa).
As Gaps (ou “brechas”, “lacunas”) do departamento de T.I também é uma das principais causas para optar pelo Outsourcing, seja ela devido à falta de colaboradores, falta de equipamentos, falta de softwares e até mesmo, a própria ausência do departamento de Tecnologia da Informação da empresa.
A terceirização também é muito utilizada quando há a necessidade de um desenvolvimento específico na empresa, como o desenvolvimento de um software, site, plataforma, aplicativo ou consultoria, gestão do data center, aplicação de políticas de segurança, monitoramento de redes, atendimento ao usuário, integração de sistemas, entre outros projetos pontuais.
Há diversas modalidades de Outsourcing de T.I que podem ser adotadas pela empresa contratante. Siga a leitura e conheça-as!
Outsourcing de impressão: esse modelo é destinado para empresas que desejam terceirizar o serviço de impressão, ou seja, não desejam investir em equipamentos próprios e, por isso, destina-os a empresas especializadas.
Outsourcing de equipamentos: esse modelo é a prática de terceirização dos equipamentos utilizados pela Tecnologia da Informação, utilizado principalmente por empresas que não consideram o T.I como atividade principal e, portanto, não desejam alocar tantos investimentos na estrutura do T.I.
Outsourcing de infraestrutura: esse modelo é voltado para a terceirização do gerenciamento dos sistemas de T.I (como os servidores, por exemplo). Assim, há a contratação de empresa externa que garanta a disponibilidade, confiabilidade e privacidade necessárias na infraestrutura.
Full Outsourcing: esse modelo agrupa todos os serviços relacionados ao T.I e os direciona para uma empresa externa, ou seja, é a terceirização total do departamento. No Full Outsourcing de T.I, há também a gestão das soluções desenvolvidas por parte da empresa contratada, e por isso, é comum que haja colaboradores da empresa terceirizada dentro da organização, para alinhar a parte estratégica do departamento.
Como mencionado acima, o Outsourcing de T.I tem ganhado cada vez mais espaço no mercado atual. E, uma parte da popularização dessa solução vem das diversas vantagens e desvantagens da terceirização para as empresas. Conheça-as:
– Baixo custo, se comparado ao total dos gastos de um departamento full service de T.I;
– Profissionais especializados, uma vez que eles são destinados à esse serviço específico e tem todo o know-how necessário para efetivar a tarefa contratada;
– Alto desenvolvimento tecnológico, uma vez que a atualização deve ser característica natural da empresa contratada;
– Manter o foco do negócio no core business empresarial;
– Garantia da agilidade e performance nos serviços contratados;
– Contratação de serviços a partir da demanda.
– Necessidade de alinhamento constante, uma vez que a empresa contratante e a empresa contratada devem estar em consonância com os objetivos e a estratégia do negócio;
– Gerenciamento remoto, o que pode significar uma descentralização dos processos;
– Concessão de acessos confidenciais a terceiros, e por isso, deve-se prestar atenção nas cláusulas de confiabilidade no contrato do outsourcing.
A partir desse conteúdo, você pode ter um panorama geral sobre o Outsourcing de T.I e a possibilidade de terceirização de alguns serviços ou atividades do departamento de Tecnologia da Informação para empresas externas.
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