A área de Tecnologia da Informação é uma das áreas fundamentais para a uma empresa que deseja se manter competitiva no mercado atual e atualizada tecnologicamente. A pandemia do Covid-19 apenas acelerou uma tendência que estava crescente há anos: a tecnologia na gestão e os recursos online como um dos pilares básicos de qualquer negócio.
Muitas empresas, porém, ainda possuem a visão de que a área de Tecnologia da Informação é um gerador de custos para o negócio, consumindo altos investimentos e sem uma estrutura consolidada que permita a entrega de resultados esperada.
Diante disso, como otimizar os custos da Tecnologia da Informação e manter a área de TI como uma verdadeira gerenciadora de recursos? Siga esse conteúdo e veja sobre:
– Gerenciamento de de recursos X gerador de custos: faça o diagnóstico
– 3 dicas para reduzir os custos do TI
– Como tornar o TI em um gerenciador de recursos
– Para aumentar ainda mais o desempenho do TI…
Boa leitura!
O TI deve estar completamente estruturado e consolidado para suportar e sustentar todos os processos que a empresa exige, permitindo que a ela cresça e avance em novos projetos e demandas.
Quando a Tecnologia da Informação é vista como um gerador de custos, a gestão da empresa geralmente não dá o suporte necessário para que essa área avance, e sendo assim, só há foco nos investimento consumidos por esse departamento.
Dessa forma, para que essa área possa avançar, é preciso que ela seja vista como um verdadeiro gerenciador de recursos. Mas, como saber se a área de Tecnologia da Informação da sua empresa está sendo um gerenciador de recursos ou um gerador de custos? Faça o diagnóstico!
– A área de Tecnologia da Informação não está totalmente estruturada ainda:
Uma das causas para que essa área seja vista como um consumidor de dinheiro é quando a área ainda está passando por uma estruturação e não possui a consolidação necessária para começar a gerar efetivamente os resultados esperados. No início esse processo é normal e até mesmo, esperado. Porém, a partir de um certo ponto, a área deve estar apta para que os resultados sejam maiores que o investimento, resultando em lucratividade para o negócio.
– A equipe está desfalcada ou desmotivada:
O departamento de uma empresa é composto pela sua equipe. Logo, se a equipe está sendo afetada por algum motivo, o departamento também será impactado. Dessa forma, uma das causas para que a área seja vista como um gerador de custos é quando a equipe não está entregando o esperado – e isso pode ser causado por esses dois fatores: ou ela está desfalcada (de colaboradores ou equipamentos), ou ela está desmotivada.
– Não há a atenção devida pelo gestor da empresa:
Não há como negar o fato de que a empresa pode possuir um gestor que não está ativamente envolvido nos processos realizados pelo negócio. Sem entender a realidade do departamento, é fácil julgar que ele está sendo um gerador de custos. Por isso, é necessário que o gestor tenha uma visão ampla, e ao mesmo tempo, aprofundada sobre a empresa, e assim, alinhar as expectativas com a realidade de cada um dos departamentos.
E o diagnóstico não para por aí. É preciso se adequar ao segmento de mercado, porte da empresa, estruturação dos departamentos, equipamentos utilizados, estruturação da equipe… pense em tudo o que pode estar relacionado ao fato de que o departamento está gerando mais custos do que gerenciando recursos.
Você sabia que há algumas possibilidades para otimizar e reduzir os custos consumidos pela empresa? Confira 3 dicas práticas para reduzir custos do seu TI:
Você utiliza todos os programas instalados no departamento? Provavelmente não. Estimativas apontam que há uma economia de quase 25% dos custos apenas desativando softwares que não são utilizados.
Além disso, sempre fique de olho no mercado: às vezes, surge uma opção de software que oferece mais benefícios a um custo menor, ou um software que não é necessariamente mais barato, mas cumpre uma totalidade de funções que pode te economizar custos desabilitando outros programas.
DevOps é um termo utilizado para a junção das equipes de desenvolvimento e operação. Um dos objetivos da Tecnologia da Informação é realizar a integração entre essas duas áreas, a fim de melhorar a produtividade e agir em conjunto para a melhoria dos resultados finais do departamento.
A prática de integração das equipes auxilia na redução dos custos em ferramentas que podem ser utilizadas em conjunto e agiliza o processo de desenvolvimento e deploy das aplicações, o que se reverte em otimização de tempo e recursos.
A manutenção dos equipamentos não pode ser ignorada! Mesmo que demande um investimento inicial, a longo prazo, a manutenção fará com que você economize muito financeiramente.
Isso porque o custo de manutenção preventiva (programada) é muito menor do que de uma manutenção corretiva, ou seja, aquela feita somente quando o equipamento apresenta falhas que comprometem o seu funcionamento. Além, é claro, da dor de cabeça imprevista de ter uma demanda parada.
Quando se fala que o departamento de TI é um gerenciador de recursos, quer dizer que há a otimização dos processos e equipamentos utilizados na área para gerar melhores resultados e potencializar os indicadores chave de desempenho (KPI – “Key Performance Indicators”), o que permitirá uma tomada de decisão muito mais assertiva baseada em dados.
Para isso, é preciso que o TI esteja totalmente alinhado com os outros departamentos da empresa: o setor administrativo, marketing, financeiro… as metas devem ser claras e acessíveis para que cada departamento possa atuar de maneira conjunta para atingir os objetivos descritos e promover o crescimento da empresa.
Além disso, é preciso definir o que é preciso para que essas metas sejam alcançadas. Os recursos que o departamento possui atualmente são capazes de suportar a demanda prevista?
A partir desse ponto, é preciso priorizar o que deve ser feito posteriormente. O planejamento estratégico deve estar presente neste momento, com um cronograma de ações que gerencie a urgência e a responsabilidade das atividades. Assim, a equipe de TI estará pronta para atuar com base em dados, e não somente em expectativas. A partir do alinhamento de cada recurso e processo, os custos utilizados serão justificados e convertidos em resultados.
Para aumentar ainda mais o desempenho do TI, é preciso ter ao seu lado um parceiro que te forneça equipamentos de qualidade, técnicos especializados em manutenção e serviços de garantia realmente diferenciais.
Clique nesses tópicos para conhecer mais sobre:
– Os produtos da InforPró.
– O Server Protect: nosso serviço de garantia adicional que oferece tranquilidade e segurança para o seu negócio.
– A Garantia Pró, que está presente em todos os nossos produtos!
Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por:
– Como otimizar a infraestrutura de TI para potencializar a produtividade
– 5 dicas para estruturar um parque de TI de sucesso
– Como proteger o Servidor de ataques cibernéticos
– Backup e segurança da empresa: o que você precisa saber
– Quando eu devo fazer um upgrade no Servidor?
– Causas para um Servidor lento e dicas para evitar a lentidão em Servidores