Investir em segurança é fundamental para qualquer organização, isso é fato, e quanto mais proteções seus equipamentos e dados tiverem, melhor é. E aqui entram as camadas de segurança, que oferecem múltiplas proteções de forma a garantir que não haja violação de dados e informações.
Quer entender mais sobre o tema e porque vale a pena investir em camadas de segurança? Siga conosco e boa leitura!
As camadas de segurança são um tipo de estratégia de segurança de dados que visa a combinação de diferentes tipos de proteção, para garantir ainda mais a segurança dos servidores. Assim, as camadas de segurança conseguem oferecer defesa em diferentes pontos e para diferentes tipos de ameaça.
Desta forma, apostar em camadas de segurança é um ótimo recurso, já que elas ultrapassam os modos de segurança tradicionais ao mesmo tempo que respondem às complexidades cada vez maiores dos ataques cibernéticos.
Há diferentes tipos de camadas que podem ser aplicadas, vamos conhecer algumas ao longo do texto.
Como as camadas de segurança oferecem uma proteção maior, elas também garantem que os criminosos tenham mais dificuldade na hora de tentar hackear um sistema, podendo até mesmo desestimular a tentativa, por isso ela é cada vez mais usada.
Desta forma, apostar em estratégias de camadas de segurança traz diversos benefícios, tais como:
As camadas de segurança são fundamentais porque, caso uma das proteções falhe, a outra assume, mantendo os dados intactos.
As camadas de segurança envolvem diversos controles de defesa para a proteção das informações. Conheça agora algumas delas:
Investir em tecnologias de proteção é fundamental, mas também não dá para deixar de lado a camada humana, não é mesmo? Desta forma, aqui é feito um trabalho de conscientização e treinamento entre os colaboradores para o uso correto dos hardwares das empresas e no cuidado na hora da navegação web.
A camada física diz respeito às câmeras de segurança, recursos de biometria, presença de guardas e outras barreiras físicas que podem reforçar a segurança e dificultar o acesso a determinados locais.
A segurança de rede visa a proteção no momento em que ocorre a conexão entre computadores, monitorando possíveis ameaças e ações suspeitas, além de criptografar as comunicações realizadas.
Para proteger a rede diferentes tecnologias podem ser usadas, tais como:
VPN (Virtual Private Network): oferece segurança para o usuário na navegação ao usar redes públicas.
Firewall: controla portas, protocolos, identifica origens e analisa as aplicações realizadas, servindo como um controle do que entra e sai da empresa.
IDS: sistema que checa a presença de intrusos na rede, como dispositivos não autorizados, por exemplo. Com o IDS é possível identificar não só possíveis invasões como a origem dessa intrusão.
IPS: este sistema busca motivos para negar acessos à sites, por exemplo. Para isso, ele analisa o fluxo de tráfego, de forma a detectar e prevenir ameaças.
DNS: O DNS (Domain Name Service) atua como um sistema de banco de dados e age como uma agenda para auxiliar o computador na localização de sites. Desta forma, ele faz uma espécie de tradução dos nomes de sites que digitamos no computador em números de IPS, protegendo as informações.
O email é um canal de comunicação fundamental dentro das organizações, por isso, é importante investir em formas de proteger este meio de recebimentos suspeitos e perigosos. Apostar na camada de email além de contribuir para a proteção dos dados dos usuários também garante a confidencialidade dos dados que circulam pelo canal na empresa, além, é claro, de proteger contra o recebimento de spams.
Os endpoints são todos os dispositivos usados pelos colaboradores conectados na rede de uma empresa. Desta forma, a camada de endpoint serve para proteger a conexão e prevenir que possíveis ameaças à segurança acessem por um destes dispositivos.
Isso significa que, ao aplicar a camada de endpoint, somente os dispositivos que atenderem aos padrões de segurança poderem ter acesso a rede.
Você faz backups regularmente dos dados da sua empresa? Pois se não, deveria adotar a ação como um tipo de estratégia de proteção de dados, afinal, não dá para abrir mão da prevenção, considerando as diversas possibilidades de ataques cibernéticos, não é mesmo?
Por isso, apostar no backup é uma maneira de blindar os dados da sua empresa, seja por danos das máquinas, seja por invasões no sistema. Quando se fala em backup é interessante ainda apostar em formatos híbridos, se utilizando de mídias físicas e digitais seguras para o salvamento e recuperação de arquivos.
Neste tipo de camada de segurança de dados, a ideia é que somente pessoas autorizadas tenham acesso aos dados compartilhados da organização. Para garantir isso, é feito um monitoramento de acessos.
A camada de aplicativos, também intitulada como camada lógica, é um dos modelos de camadas de segurança que visa manter os softwares usados nas companhias atualizados, pois sem as atualizações necessárias, os sistemas podem ficar mais vulneráveis a ataques e ameaças.
Quando se fala em segurança, todo cuidado é pouco, e vale a pena ainda contar com um suporte técnico para evitar problemas físicos e de software nos seus servidores. Para isso, contar com profissionais certos e capacitados fará toda a diferença, como é o caso dos Pró Experts, que oferecem todo o suporte técnico necessário para garantir o máximo da segurança e funcionamento dos seus equipamentos.
Além disso, com os Pró Experts, o tempo de resposta diante de problemas é proativo e ágil, o que facilita demais em casos de problemas e emergências. Navegue o nosso blog e saiba como os Pró Experts podem ajudar o seu negócio.