A segurança de dados foi um tema recorrente nos últimos anos e não é a toa: em 2020 o Brasil foi o terceiro país que mais sofreu com os impactos dos ataques cibernéticos, segundo relatório divulgado pela Sophos.
Se isso não bastasse, ainda de acordo com o estudo, 53% das empresas entrevistadas acreditam que os ataques cibernéticos estão mais avançados, tornando o trabalho da equipe de TI ainda mais desafiador.
Entenda agora quais os ataques cibernéticos mais comuns e de que forma você pode proteger os dados da sua empresa. Acompanhe!
Os ataques cibernéticos são definidos como as tentativas que criminosos digitais fazem para infectar, danificar, copiar ou derrubar banco de dados, sistemas de empresas ou até mesmo de pessoas. Desta forma, como resultado, dados sigilosos podem ser facilmente acessados, colocando em risco a segurança como também bens financeiros da empresa ou pessoa que sofreu o ataque, por exemplo.
Para se ter uma ideia, especialistas estimam que o prejuízo financeiro dos ataques cibernéticos em 2020 foi de US$ 1 trilhão, chegando à casa de US$ 6 trilhões em 2021.
Outro ponto importante quando se fala em ataques cibernéticos é a confiança do usuário. Um estudo realizado pela Zoho mostrou que 48% dos respondentes não comprariam em uma empresa se soubessem que ela sofreu um ataque cibernético.
Por esse motivo é preciso que as empresas invistam cada vez mais em recursos que promovam e garantam a cibersegurança dos sistemas.
Agora que você entendeu o que são ataques cibernéticos e a importância de se proteger deles, conheça os ataques mais comuns.
Este é um dos mais recorrentes quando se fala em ataques cibernéticos. O phishing ocorre quando golpistas se passam por uma empresa ou pessoa legítima para extrair dados dos usuários. O objetivo deste tipo de ataque é claro: se aproveitar da confiança do usuário para que ele forneça informações confidenciais.
O phishing pode acontecer por email ou via aplicativos de mensagens instantâneas, como o Whatsapp, por exemplo.
Provocando uma série de prejuízos, os ataques cibernéticos Ransomware cresceram consideravelmente no início de 2021, cerca de 92%, uma alta de 41% se comparado com o período anterior.
A principal característica do Ransomware é que ele rouba dados sensíveis das corporações e pede um valor de resgate. Além dos dados roubados, o ataque deixa os sistemas inoperantes.
Os ataques cibernéticos deste tipo sobrecarregam um servidor ou computador por meio do envio de alto volume de pedidos de pacotes. Apesar de não ser considerado uma invasão propriamente dita, os Ataques DoS (Denial of Service) são prejudiciais pois tornam o sistema extremamente lento e/ou indisponível.
Aqui somente um computador faz a distribuição dos pedidos, por isso, este modelo de ataque não é capaz de atingir sistemas mais robustos.
Se no ataque anterior apenas um computador envia um volume considerável de pedidos, no Ataques DDoS (Distributed Denial of Service) várias máquinas fazem a distribuição. Aqui, temos uma máquina centralizadora, ou mestre, que coordena os outros para sobrecarregar os sistemas, sendo capazes de atacar sistemas complexos.
Considerado um cavalo de tróia (ou trojan) os ataques cibernéticos do tipo Backdoor permite que criminosos acessem e controlem o sistema infectado. Desta forma, eles conseguem instalar ou excluir arquivos e programas, modificar informações, enviar email com as credenciais da empresa e muito mais.
O Ataque DMA (Direct Memory Acess) tem foco na memória RAM de computadores e dispositivos móveis. Assim, os hackers têm acesso a todas as informações e programas que estiverem salvos na memória do dispositivo atacado.
A manipulação de URL, também chamada de falsificação de URL, é usada para fazer com que os servidores direcionem os usuários para outras páginas que não as originais. Com isso, os usuários cadastram suas informações e entregam dados confidenciais nas mãos dos golpistas ou acabam por instalar vírus, causando prejuízo aos seus sistemas operacionais.
O Decoy é um tipo de ataque em que o hacker simula um programa legítimo e, sem saber, o usuário insere seu email e senha, dando ao criminoso acesso aos seus dados.
O ataque Eavesdropping acontece quando o hacker consegue vascular dados confidenciais de sua vítima, a partir do envio de email, ligações, acesso a determinados sites e serviços de mensagens instantâneas, usando esses dados de maneira indevida.
Um detalhe interessante deste tipo de ataque é que as informações do usuário que tem seu dispositivo ou computador infectado não são modificadas, ele “apenas” olha os dados e usa de acordo com seu interesse.
Existe uma variedade de ataques cibernéticos e, quanto mais a internet evolui, outras opções surgem, por isso, a equipe de TI precisa sempre se manter atualizada e preparada para mitigar os impactos.
Veja agora o que você pode fazer para proteger a sua empresa de ataques cibernéticos:
Outra forma de se proteger é contar com um bom suporte técnico, afinal, os profissionais que oferecem este tipo de serviço sempre estão atualizados sobre os ataques e formas de combate, além do tempo de resposta muito mais ágil em casos de invasão.
Na InforPró você conta com o apoio dos PróExperts, nossa equipe está preparada para atender sua empresa e oferecer o suporte que você precisa.
Se quiser saber mais as vantagens de contar com esta equipe, clique aqui, temos um conteúdo completo sobre o assunto. Mas, se quiser saber de que forma podemos ajudar a sua empresa de maneira totalmente personalizada, entre em contato conosco, será prazer atendê-lo.