Andar em conjunto com o mercado e os potenciais concorrentes é validado para a empresa, para que tenha uma visão externa de como as coisas funcionam e estão se comportando no momento atual, onde seus clientes estão, o que compram e quais são as suas respectivas necessidades de agora, além dos interesses que buscam dentre as diversas marcas disponíveis. Inovar também é um ponto importante, já que o mundo continua em constante mudança no que diz respeito à tecnologia e modernização, para nos beneficiar e trazer ainda mais recursos a tudo e a todos.
As tendências se diferenciam e mudam a cada ano, trazendo novos sistemas, novas formas de comunicação e afins, para novamente, otimizar e nos auxiliar nos diversos processos que existem. Com a virtualização de servidores não é diferente.
Essa virtualização voltada para o T.I se tornou uma forte tendência, que se aprimorou para aperfeiçoar e tornar as técnicas mais ágeis e práticas, deixando um maior espaço para registros, dados e sistemas operacionais.
É normal que surjam dúvidas em relação a este conceito e portanto, trouxemos as principais informações sobre ele para que você tire suas dúvidas e possa ver se essa técnica será necessária na sua empresa.
Neste artigo você confere:
– O que é a virtualização de servidores e como funciona?
– 3 tipos de virtualização de servidores
– Vantagens e desvantagens da virtualização de servidores
Tenha uma ótima leitura!
A virtualização de servidores está ligada naquele mesmo raciocínio de ´´guardar documentos em um meio digital para não acumular mais papéis´´, por exemplo.
No sentido do T.I, ela vem para executar múltiplos sistemas operacionais que são interdependentes, em apenas um único servidor físico. Ou seja, além de ter esse objetivo principal por armazenar cada vez mais os dados da empresa e dos clientes, ela vem também para trazer uma versão virtual para estes servidores, tornando os processos mais fáceis e rápidos de serem realizados, tal razão que volta para o foco do servidor em si, em otimizar tempo, dinheiro e tornar os serviços infinitamente mais práticos durante o dia a dia. Inclusive, se você busca entender melhor sobre os servidores e como escolher a opção adequada para o seu caso, acesse: Como identificar qual é o servidor ideal para o meu negócio? – InforPró (inforpro.com.br)
Essa maneira de poder virtualizar um servidor físico possibilita rodar diferentes sistemas operacionais e outras plataformas de forma independente, mas simultânea, dentro do mesmo hardware, diminuindo consideravelmente os riscos de falhas técnicas. Uma ótima estratégia para quem tem o interesse de trazer maior mecanização para o negócio, aumentar a produtividade, em que os dados atinjam alta capacidade de serem armazenados e também para quem quer substituir aquele espaço ocupado do servidor físico por outras coisas implementadas no local.
Para o funcionamento dessa virtualização, é preciso de um servidor físico com memória, sistemas de rede, CPU (processador central) e seus componentes. Nesse hardware, é instalado um sistema chamado de ´´hypervisor´´ que pode ser dividido em partes menores, correspondendo a uma máquina virtual independente para cada ´´pedaço´´ instalado, que otimiza o desempenho do sistema, possibilitando o serviço para diversos clientes em momentos simultâneos e também a implementação desses servidores virtuais até para pequenas empresas.
Essas máquinas virtuais criadas são direcionadas para um espaço de armazenamento compartilhado por todos os servidores, que fazem parte do storage presente nestes processos.
Para que o servidor virtualizado possa ser acionado da melhor forma possível, um suporte técnico é de extrema importância, principalmente quando a empresa não está 100% inteirada no assunto. Por isso, se deve procurar por empresas capacitadas no ramo de T.I, que é o nosso caso.
Com a InforPró Servidores, além de obter um atendimento 5 estrelas, a sua empresa tem o contato direto com os nossos Pró Experts para te dar a devida atenção com todo o suporte, mostrando os melhores produtos e como realizar a manutenção correta dos mesmos.
1.Virtualização completa: este tipo depende do sistema ´´hypervisor´´, comunicando diretamente com o espaço em disco e a CPU (processador central) do servidor físico. Ele monitora os recursos do servidor físico e mantém cada servidor virtual independente e desconhecido pelos outros servidores virtuais. Também transmite recursos do servidor físico para o servidor virtual correto quando ocorre a execução de aplicativos.
2.Paravirtualização: este tipo faz com que todos os sistemas operacionais estejam ligados nos servidores virtuais, em que por este motivo, o uso do sistema ´´hypervisor´´ não depende completamente da capacidade de processamento para gerenciar os sistemas operacionais.
3.Virtualização no nível do sistema operacional: Este tipo já se torna o mais diferenciado, pois não utiliza o sistema ´´hypervisor´´. Para uma substituição eficaz dele, o recurso de virtualização entra no lugar e consegue realizar todas as tarefas completas dos servidores.
Esta tendência que já se tornou realidade em muitas empresas, é capaz de trazer pontos para que seja implementada e consiga trazer benefícios para cada caso dentro do negócio. Para que você possa ter uma maior visão e analisar se cabe na sua empresa, trouxemos as vantagens e desvantagens da virtualização de servidores.
– Espaços mais disponíveis do servidor para novas atividades serem utilizadas. – Redução de custos, com uma maior economia ao implementar um servidor virtual, possibilitando uma alta qualidade e resultados em longo prazo. – Maior espaço físico na empresa.
– Backups mais eficazes.
– Otimização dos processos com um melhor armazenamento dos dados dos clientes, possibilitando uma agilidade maior, sem demora na procura dessas informações.
– Praticidade na implementação de um servidor, comparado com os físicos. – Evita ainda mais as chances de ocorrer falhas técnicas.
– Impossibilidade de escalonamento da solução se caso precisar aumentar a demanda dos serviços e surgir a necessidade em deslocar para o cloud computing (servidor em nuvem).
– Considerável consumo da memória RAM por conta das máquinas virtuais. – Maior utilização do espaço em discos.
– Por conta do uso de placas específicas, ocorre uma dificuldade no acesso dos hardwares.
Prós e contras que devem ser muito bem pensados e levados na ponta do lápis, para ver se encaixa no seu momento atual ou se deve ir planejando para a utilização do mesmo no futuro do seu negócio.
Para mais informações sobre os servidores, conte com a nossa ajuda! Com a InforPró Servidores, você não fica na mão e seu servidor nunca para! Além de todo o suporte oferecido, você também encontra a Garantia Pró na compra de todos os produtos, a melhor do país.
Confira mais conteúdos como este, clicando nos links abaixo:
– Como implementar um servidor na empresa? – InforPró (inforpro.com.br)
– Quais são as vantagens de se ter um servidor corporativo na empresa? – InforPró (inforpro.com.br)
– Como aumentar a produtividade dos projetos de T.I? – InforPró (inforpro.com.br)
– 4 sinais de que a gestão do seu T.I é ineficiente – InforPró (inforpro.com.br)