Você sabia que algumas práticas simples podem evitar grandes dores de cabeça na gestão do parque de TI?
A manutenção das aplicações, infraestrutura e proteção de dados são as principais preocupações de TI, que devem estar alinhadas com os objetivos de negócio da empresa. Mas, como manter todas essas preocupações longe das dores de cabeça? Siga esse conteúdo e confira!
A gestão do departamento de Tecnologia da Informação impacta direta ou indiretamente as outras áreas da empresa. Por isso, a etapa do planejamento é essencial para garantir um cenário organizacional bem estruturado.
Assim, a etapa do planejamento envolve principalmente a questão orçamentária da empresa, reunindo todos os custos previstos para os projetos empresariais e os recursos necessários para a implementação de cada projeto.
Além disso, a visão a longo prazo que um bom planejamento fornece é essencial para definir as metas do negócio – tanto com relação aos objetivos do departamento, como da empresa como um todo.
No planejamento também engloba um plano de investimento em inovação, voltado para que o gestor olhe para as tendências que o mercado está demandando e pense em formas de atualização e inovação dos processos do departamento.
Portanto, não há como falar em “evitar dores de cabeça” sem começar pelo passo essencial do planejamento. Investir em tempo hábil para desenhar um bom planejamento irá economizar muito tempo no futuro com processos desorganizados.
Tomar medidas relacionadas à aumentar a segurança e proteção de dados é essencial para evitar inúmeras dores de cabeça – principalmente relacionadas a prejuízos econômicos para a empresa.
Algumas empresas estão seguindo a tendência BYOD (Bring Your Own Device), que significa “traga o seu próprio dispositivo”, e isso pode representar uma porta de entrada para muitas falhas de segurança para a empresa.
Se essa prática for implementada, é preciso pensar em uma política de segurança que preveja os possíveis riscos do BYOD, além de investir no treinamento dos colaboradores para que todas as diretrizes estejam claras e executem as aplicações sem o risco de exposição de dados.
Além disso, a segurança e a proteção de dados também envolve a padronização dos processos e as medidas que são necessárias para o acesso de informações essenciais para a empresa. Nesse sentido, um bom sistema de backup é importante para que os arquivos da empresa estejam sempre disponíveis e seguros.
Para saber mais sobre as medidas que visam a proteção da empresa, temos um conteúdo em nosso blog específico sobre as medidas que devem ser tomadas para proteger os servidores de ataques cibernéticos. Para acessar, basta clicar aqui.
Para evitar diversos problemas com a gestão do TI, é importante pensar na integração das equipes e dos departamentos da empresa. A comunicação entre os departamentos é importante para que todos os colaboradores tenham a mesma visão e trabalhem juntos para uma meta específica.
Dessa forma, é importante que os diversos departamentos da empresa atuem em conjunto: T.I, Marketing, Financeiro, Administrativo, etc. Quanto mais isolado cada departamento trabalhar um do outro, maior será a probabilidade de problemas com relação à falhas de comunicação que afetam o negócio como um todo.
O investimento em inteligência de dados é importante para que o gestor tenha uma visão ampla da performance dos seus serviços. Assim, a desinformação é uma grande dor de cabeça que pode ser evitada com a automação de alguns processos.
O acompanhamento e o monitoramento das informações da operação são importantes para otimizar a produtividade e fornecer os dados necessários para os KPIs do negócio (indicadores-chave de desempenho). Se a sua empresa ainda não investe em nenhum mecanismo de BI (Business Intelligence), está na hora de rever alguns processos!
A infraestrutura e a manutenção das aplicações é uma parte essencial para prevenir dores de cabeça na tecnologia da informação. Ela é a base onde os colaboradores desenvolvem o seu trabalho, por isso, a má utilização ou a falta de cuidados com a infraestrutura pode ser extremamente prejudicial para a saúde organizacional.
É com base nas ferramentas utilizadas na infraestrutura que é possível gerar os indicadores-chave de desempenho (KPIs) que devem refletir o cenário atual do departamento.
Além disso, é importante pensar que a infraestrutura deve ser capaz de operar com excelência suportando todas as demandas da empresa, e a gestão deve ter o olhar estratégico para perceber o quanto a infraestrutura atual está suprindo as necessidades da organização.
Assim, uma forma de evitar grandes dores de cabeça na gestão do TI é pensar em soluções que possam alavancar os seus serviços, uma vez que a competitividade do mercado demanda experiências para os clientes e usuários realmente diferenciais.
Para evitar dores de cabeça com a infraestrutura de T.I, é preciso contar com fornecedores confiáveis que levem em consideração as necessidades das empresas à preços que realmente justos. O nosso foco é ajudar clientes e parceiros a promover upgrades e substituição de peças com segurança e qualidade, colaborando para o aumento da vida útil de seus equipamentos.
Os serviços de garantia que oferecemos são únicos no mercado, completamente diferenciais para prezar ao máximo a segurança e tranquilidade do seu departamento de T.I!
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