Aumentar a produtividade e a eficiência dos setores de uma empresa é um objetivo que todo negócio possui. Como desenvolver estratégias para a área de TI que visam potencializar essa produtividade e ao mesmo tempo, reduzir gastos desnecessários?
Para saber mais sobre a potencialização da produtividade aliada a otimização da infraestrutura de TI, siga esse conteúdo! Aqui, você irá ver:
– Por que é necessário aumentar a eficiência do TI
– 3 práticas para aumentar a eficiência e reduzir custos do TI
– De que forma a gestão pode contribuir para a produtividade da equipe?
– Onde a infraestrutura entra nesse processo?
Boa leitura!
A Tecnologia da Informação é uma das áreas centrais de uma organização que se mantém competitiva e atualizada tecnologicamente. É nesse departamento que se concentram as operações: desde a compra de produtos digitais, os meios de pagamento dos clientes, os serviços oferecidos pela empresa, projeções da realidade e da escalabilidade do negócio, e outras infinitas opções.
A infraestrutura de TI é o que permite que esses serviços sejam suportados, e a empresa continue a caminhar. Imagine a seguinte situação: uma bela manhã de segunda-feira ensolarada, onde os colaboradores de uma determinada empresa se arrumam e prontamente vão assumir seus postos de trabalho.
Ao chegar na empresa, perceberam que o sistema simplesmente estava fora do ar, e com ele, canais de atendimento supersaturados de reclamações, projetos parados, entregas atrasadas e todos pegos de surpresa tentando resolver o problema com agilidade.
A maior parte das empresas dependem do departamento de TI para simplesmente funcionar. E esse departamento, depende de uma boa infraestrutura para funcionar. O que fazer, então, para garantir que essa infraestrutura seja otimizada, e consequentemente, mais produtiva?
Continue lendo!
Uma das formas de otimizar a infraestrutura de TI é reduzindo gastos e eliminando custos desnecessários deste departamento para a empresa. Por isso, aqui vão 3 práticas que podem te auxiliar nesse objetivo:
A primeira prática para reduzir os custos do TI é padronizar os processos do departamento. Parece simples, mas a realidade é que muitas empresas têm gastos desnecessários com redundância nessa área, o que gera, por exemplo, a desorganização dos processos.
Por isso, padronizar os fornecedores, as ferramentas utilizadas para a mesma finalidade, plataformas usadas pelos colaboradores que cumprem a função de apenas uma, e demais recursos diminuem os gastos desnecessários com a infraestrutura e conferem mais qualidade e rapidez nas tarefas realizadas.
Além disso, há diversos processos que podem simplesmente ser automatizados. Essa automatização pode gerar menos riscos de falhas operacionais, mais tempo hábil para a equipe de TI, simplificação dos fluxos, e maior produtividade para o negócio.
Outra maneira para aumentar a produtividade do TI e reduzir gastos desnecessários é avaliando a situação atual da infraestrutura desse departamento. Muitas vezes, o equipamento não possui uma rotina de manutenções que deveria ter, não possui uma estrutura dedicada e está mal acomodado dentro da empresa, e tem inúmeros gargalos técnicos que impedem um bom fluxo de trabalho.
Nesse sentido, é importante avaliar a infraestrutura atual e ter um investimento inicial voltado para promover equipamentos que possam atender as demandas empresariais. A longo prazo, os gastos para tentar manter uma infraestrutura ineficiente se revertem em lucros para o negócio. Manutenção, upgrades e até mesmo substituições, são bem vindas nesse momento.
A produtividade do departamento está diretamente ligada com a equipe. Por isso, investir em treinamentos, capacitações e feedbacks usados da maneira correta contribuem para aumentar o desempenho dos colaboradores.
É preciso manter uma equipe motivada, que tenha liberdade para trazer novas soluções e um gestor que perceba oportunidades de crescimento do negócio e desenvolvimento dos funcionários.
Definir metas e objetivos, monitorar o desempenho da equipe, perceber oportunidades de melhoria da produtividade do negócio é um papel desempenhado pelo gestor das operações de TI. Ele, mais do que ninguém, deve estar à frente desse departamento e perceber oportunidades para aumentar a produtividade da empresa a partir do departamento de TI.
Por isso, o gestor deve acompanhar os indicadores de performance que medem como está a situação do departamento no contexto atual e usar estratégias que possam alavancar a infraestrutura da operação, integrando a equipe nesse processo e investindo na sua capacitação.
A infraestrutura de TI deve ser uma aliada estratégica em promover o crescimento do negócio. As organizações que têm a mentalidade de que o investimento na infraestrutura é um gasto (e não um investimento) estão perdendo rapidamente o espaço no mercado competitivo atual. Além disso, é frustrante para a equipe ter que trabalhar com uma infraestrutura que não supre o que deveria, não é verdade?
As grandes organizações, principalmente no contexto da pandemia, investem cada vez mais em soluções tecnológicas inovadoras para atender seus clientes. O que seria dessas grandes empresas sem o departamento da Tecnologia da Informação?
Nesse sentido, ter parceiros de confiança é fundamental para ter as melhores escolhas para compor a infraestrutura do seu negócio. Esses parceiros devem oferecer todo o suporte necessário para garantir que essa infraestrutura possa sempre ter o melhor desempenho e suprir as necessidades deste departamento.
No começo desse conteúdo, imaginamos a situação daquela linda segunda-feira de manhã em que os colaboradores estavam desesperados porque o sistema havia parado de funcionar, você se lembra?
Pois bem… essa história pode ter um final feliz. Os parceiros da InforPró não precisam se preocupar com a instabilidade do seu sistema pela parada dos seus servidores, uma vez que podem contar com o Server Protect.
Já pensou ter à sua disposição todas as peças para seus servidores, disponíveis sempre que precisasse e sem precisar passar um segundo pela burocracia das compras e cotações internas? Imagine mais!
Já pensou ter computadores de backup para todas as máquinas da sua rede? Todas já formatadas e com a imagem de seus sistemas instalados e sempre à sua disposição sempre que precisasse? O Departamento de TI preparado para tocar qualquer problema sem precisar ficar parado nunca para isso? Parece bom demais pra ser verdade, mas é exatamente isso que faz o Server Protect.
Qualquer equipamento da sua infraestrutura ou Servidor que tenha problemas físicos é atendido bastando apenas um único e-mail informando o equipamento e o problema. Em até um dia a peça para substituição estará em operação, e quase sempre, a entrega é feita no mesmo dia.
Tudo isso sem precisar passar pelo departamento de compras. Nada de cotações, nada de pesquisas, nada de brigas por condições de pagamento e nada de gastos surpresas no faturamento. É a tranquilidade que garante um TI sempre produtivo e sem gastos desnecessários.
Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por:
– 5 dicas para estruturar um parque de TI de sucesso
– Como proteger o Servidor de ataques cibernéticos
– Backup e segurança da empresa: o que você precisa saber
– Quando eu devo fazer um upgrade no Servidor?
– Causas para um Servidor lento e dicas para evitar a lentidão em Servidores
1 Comments
[…] – Como otimizar a infraestrutura de TI para potencializar a produtividade […]