Os servidores são máquinas essenciais para as empresas que precisam de um controle de gestão, dados e informações estáveis. Porém, nem todas as empresas fazem o serviço de manutenção que essa máquina exige, por exemplo, por receio de ter que parar a máquina para realizar essa manutenção e não poder fazer a manutenção com o servidor em funcionamento.
Além disso, a falta de manutenções periódicas pode ocasionar uma série de riscos para o negócio como um todo. É importante conhecer os riscos de não fazer manutenções preventivas e como realizar essas manutenções da melhor forma possível.
Por isso, leia esse artigo e saiba mais sobre:
– A importância da manutenção para os servidores
– Qual a diferença entre a manutenção preventiva e a manutenção corretiva?
– Mas afinal, dá pra fazer a manutenção com o servidor em funcionamento?
– Uma ótima alternativa
Boa leitura!
A importância da manutenção em servidores
Uma empresa precisa estar em contínuo funcionamento durante todo o expediente, sem que os processos falhem, para que os colaboradores tenham toda a tranquilidade necessária para executar todos os processos sem problemas.
Por isso, a manutenção de servidores é importante para manter o bom funcionamento de toda a empresa. Quando um servidor para (ou seja, entra em um período de downtime) não planejado, pode afetar todos os processos da empresa, e até mesmo, se forem longos os períodos de downtime, podem afetar o faturamento da empresa.
É preciso agilidade e eficiência na manutenção dos servidores, e pessoas capacitadas e especializadas para realizar essas manutenções da melhor forma possível, garantindo assim, a tranquilidade e a estabilidade da empresa.
Se você gostaria de saber mais sobre a importância da manutenção em servidores e como fazer com que o seu servidor não tenha uma parada brusca, temos um artigo especial para você. Clique aqui.
Qual a diferença entre a manutenção preventiva e a manutenção corretiva?
A manutenção de servidores pode ser feita de duas formas: preventiva e corretiva. Mas, você sabe a diferença entre elas?
– Manutenção Preventiva:
Esse tipo de manutenção é uma ação realizada por profissionais capacitados de controle e monitoramento dos servidores, para minimizar ou impedir falhas nessas máquinas, através da identificação e correção de problemas em estágio inicial.
Assim, a manutenção preventiva inclui: testes de funcionamento dos equipamentos, medições térmicas para evitar o superaquecimento das máquinas, ajustes ou substituição de peças, apertos de parafusos (que podem afrouxar pelo aquecimento dos equipamentos) e reposição de peças danificadas.
Com a execução de manutenções preventivas periódicas, os servidores podem operar com a sua máxima capacidade e eficiência, e as empresas podem ter a tranquilidade de um equipamento estável e seguro sem falhas.
É importante que todas as manutenções preventivas sejam anotadas e documentadas em um protocolo ou sistema de gestão das manutenções, para ter um controle do que foi realizado.
– Manutenção Corretiva:
A manutenção corretiva tem como objetivo corrigir falhas e deficiências dos servidores depois que ele apresenta erros de execução. Esse tipo de manutenção é solicitado ou programado apenas quando os processos executados pelos servidores são afetados.
Além disso, a manutenção corretiva deve ser evitada ou programada em períodos específicos para que essas máquinas atuem com o mínimo de risco para a empresa possível.
Algumas empresas, por exemplo, executam alguns procedimentos de manutenção no período da madrugada, para que as atividades sejam minimamente afetadas.
Portanto, a manutenção dos servidores deve ser preferencialmente realizada de forma preventiva. Assim, é importante realizar o diagnóstico com um profissional de tempos em tempos, para evitar que o servidor apresente falhas graves que possam comprometer a execução de atividades da empresa.
Mas afinal, dá pra fazer a manutenção com o servidor em funcionamento?
Muitas empresas podem ter o costume de adiar a manutenção de servidores por ter o receio de ter que parar os processos dos colaboradores para isso. Porém isso pode gerar falhas que necessitem de manutenções corretivas e, portanto, maiores custos.
A realização da manutenção de servidores em funcionamento depende do tipo de servidor que a empresa está utilizando. Quanto mais sofisticada a máquina é, mais recursos de contingência e redundância ela tem.
A máquina que tem recursos de contingência e redundância tende a operar sem parar, mesmo que ela tenha peças defeituosas. Logo, é mais fácil você realizar a manutenção em uma máquina que está funcionando sem precisar desligá-la, se ela for uma máquina mais avançada e com recursos mais sofisticados.
Uma máquina de entrada, ou seja, um servidor com menor custo e voltado para pequenos negócios, tem a sua funcionalidade muito similar a de um computador, por exemplo.
Assim, esse tipo de máquina tem poucos recursos de contingência e continuidade, e, portanto, algumas tarefas de manutenção que serão realizadas nela precisam que o servidor seja desligado.
A continuidade dos serviços a manutenção que você faz na máquina para ela não desligar varia dos recursos e do modelo do equipamento que a sua empresa está utilizando. Quanto mais sofisticado é o equipamento, mais tarefas você consegue fazer sem necessariamente desligar o servidor.
Uma ótima alternativa
Algumas empresas optam por escolher servidores e equipamentos recondicionados, uma alternativa que trás vários benefícios de utilização dos servidores, uma vez que são máquinas com alta tecnologia com o mesmo custo de máquinas de entrada.
Dessa forma, elas optam por servidores que possuem vários recursos de contingência, continuidade, desempenho de alta performance e grande estabilidade que você não encontra em uma máquina de entrada pelo mesmo preço de custo.
Os servidores recondicionados, são, portanto, uma ótima alternativa de se ter alta performance e manutenção sem ter que desligar o equipamento, para as empresas que não possuem tantos recursos para investir.
A InforPró é especialista em servidores, para que você tenha a máxima tranquilidade e estabilidade no seu negócio. Além disso, temos o serviço do Server Protect, que é uma garantia extra exclusiva da InforPró para servidores e Parques de TI.
Todas as peças para os seus servidores estão sempre disponíveis para a hora que você precisar, sem ter que passar por processos burocráticos demorados e complicados.
O Server Protect garante todo o Parque de TI, até mesmo os equipamentos que já saíram da garantia do fabricante.
E mais: sem processos burocráticos complicados! Basta um único e-mail informando o equipamento e o problema, e em até um dia a peça estará em operação, mas quase sempre, a entrega é feita no mesmo dia.
Não esqueça de conferir nossos produtos.
Se você gostou desse conteúdo, eu te convido a ler:
Qual tipo de servidor escolher para a minha empresa?
Como evitar que o seu servidor tenha uma parada brusca
2 Comments
[…] – É possível fazer manutenção com o Servidor em funcionamento? […]
[…] – É possível fazer manutenção com o Servidor em funcionamento? […]