O home office, apesar de ser uma prática rotineira de algumas empresas há vários anos, ampliou-se e se instalou ainda mais nos últimos tempos. Ainda que a adaptação a esse novo modelo de trabalho remoto seja relativamente recente para algumas empresas, é essencial adotar medidas que garantam a segurança da empresa com o compartilhamento de dados direto da casa do colaborador.
Você sabia que existem práticas simples que contribuem para a segurança do home office? Confira essa conteúdo:
– O home office veio para ficar?
– O ambiente de home office é adequado para trabalhar com a mesma eficiência?
– 5 dicas para tornar o home office mais seguro
– Servidor à distância: como garantir a segurança
Boa leitura!
Antes de mais nada, é preciso entender o contexto da adoção de trabalho remoto em massa que aconteceu no último ano.
A pandemia do Covid-19 trouxe à tona uma realidade completamente diferente do que havia antes. Essa realidade, juntamente com inúmeros protocolos de segurança e higiene totalmente necessários, mudou a maneira como a sociedade se relaciona.
Isso, naturalmente, refletiu-se no ambiente corporativo com o home office. Há quem diga que esse modelo de trabalho é uma tendência que veio para ficar, mas há também quem diga que não há nada melhor do que o trabalho presencial.
Sem dúvidas, todas as empresas devem estar preparadas para o home office. A pandemia é um exemplo de situação inesperada que fez todos se adaptarem.
Ainda que esse não seja o modelo preferencial de todas as organizações (e, se esse for o caso, tudo bem) ter um planejamento de trabalho remoto é importante para controlar imprevisibilidades, desde uma pandemia global, até uma reforma no escritório.
Por conta do contexto em que a difusão do home office aconteceu, muitas empresas não tiveram o tempo de planejamento necessário para se alocarem ao trabalho remoto. Foi quase da “noite para o dia”.
Isso fez com que as empresas buscassem soluções rápidas para garantir a adaptação dos funcionários, como a infraestrutura (computadores e equipamentos para os colaboradores), sistemas de comunicação remota, novas tecnologias e plataformas para os usuários, etc.
Mas, em meio a tudo isso, a segurança das informações foi realmente pensada? Quais medidas de proteção à empresa e aos colaboradores foram tomadas?
É nesse sentido que o conteúdo do nosso blog está destinado a pensar. Continue a leitura!
Muitas pessoas sentem uma lacuna na eficiência de trabalho quando ocorre de forma remota ou presencial. Desde o ambiente de trabalho (em casa, com a família, animais de estimação e vizinhos barulhentos), até a própria performance do colaborador.
Outras, se adaptaram tão bem a esse modelo que têm preferência no home office. Sem o trânsito matinal, a interrupção dos colegas de trabalho para bate-papos, e talvez, uma infraestrutura nova e melhor de acesso aos dados da empresa, recentemente adotados.
Esse tópico é importante quando se trata da aplicação do home office, pois muitas pessoas permitem pequenos hábitos que conferem mais dificuldade de se adaptar a esse modo e podem, consequentemente, comprometer a segurança desse sistema.
O home office é sim um ambiente de trabalho adequado para trabalhar com eficiência. Basta que os colaboradores sejam informados sobre como trabalhar remotamente e as empresas adotem as medidas de segurança necessárias para esse modelo.
Mais importante do que o colaborador se adaptar ao home office, é preciso garantir que a empresa tenha o necessário para a adaptação segura a esse modelo de trabalho.
Para garantir a segurança da empresa e dos colaboradores no home office, é preciso adotar algumas medidas entre as duas partes para esse objetivo final. Por exemplo:
Todos os computadores, notebooks, workstation e quaisquer outras máquinas precisam estar com antivírus instalados. Além do funcionamento automático, a conscientização para realizar varreduras completas periodicamente é essencial, pois através da máquina de um colaborador, todo um sistema pode ser afetado.
Proteger o acesso dos dados da empresa via VPN client-to-site é uma medida eficiente para garantir a manutenção da segurança da empresa, que deve ser aplicada em casos de necessidade de criptografia de dados.
É preciso estar atento ao local onde ficam instalados as senhas de acessos da empresa. Bloco de notas virtuais ou papel não são locais seguros! Mantenha em softwares específicos que gerenciam senhas e faça backups de tudo.
Não utilize máquinas pessoais para fins corporativos. Para isso, use uma máquina destinada ao trabalho, pois máquinas pessoais podem ser a porta de entrada para malwares e outros problemas.
É necessário ter sempre um técnico ou especialistas que ofereçam suporte sempre à disposição. Para isso, nossos especialistas podem oferecer o auxílio! Continue lendo o conteúdo e saiba mais sobre isso.
A segurança e disponibilidade de acesso a dados da empresa deve ser ainda mais aplicada no home office. Se o Servidor que acomoda todas essas aplicações, informações, acessos, dados e até o próprio serviço oferecido pela empresa (a exemplo de organizações de telefonia ou de servidor web) para de funcionar, a empresa entra em uma situação complicada.
Se evitar paradas nos servidores é uma das grandes preocupações das organizações no trabalho presencial, imagina no home office!
A comunicação entre os colaboradores deve ser imediata para a resolução do problema, e as medidas que devem estar previstas no Plano de Contingência da empresa devem ser tomadas o mais rápido possível.
Se a sua empresa ainda não tem um Plano de Contingência para a área de Tecnologia da Informação, ou precisa de uma atualização para o novo momento do home office, baixe gratuitamente um Guia para estruturar um Plano de Contingência para a área de Tecnologia da Informação agora clicando aqui.
Dentro dessas medidas para evitar a paralisação do Servidor (e consequentemente dos colaboradores ou até da própria empresa) em situação de home office, ter um suporte técnico que você possa sempre contar para ir até o Servidor e restabelecê-lo é essencial.
O Server Protect é um serviço exclusivo da InforPró que garante o suporte técnico à sua disposição, com disponibilidade de peças para Servidores sem custo adicional.
Esse serviço garante a agilidade e a segurança necessárias para o seu servidor. Se alguma peça apresentar defeito ou falha de funcionamento, basta apenas 1 e-mail, e nós enviaremos outra peça para você. Sem burocracias complicadas e demoradas! A operação para a troca da peça é no local, sendo feita com a maior agilidade possível (no prazo máximo de somente 1 dia).
Rapidez e eficiência na solução de problemas é essencial no home office! Por isso, conte conosco para um home office muito mais seguro!
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