Toda empresa deve ter conhecimento da importância do registro e backup de todos os processos, dados e ferramentas utilizados no dia a dia empresarial. O backup é de extrema importância para evitar problemas com perdas de dados que são essenciais para a organização.
Para cumprir esse papel e oferecer segurança de dados, os servidores são máquinas ideais para serem utilizados em empresas que não desejam terceirizar o backup, que necessita de tanta proteção. Por isso, acompanhe esse conteúdo e saiba tudo sobre:
– A importância de um sistema de Backup
– Servidor de Arquivos de Backup X Servidor NAS
– 4 Vantagens da utilização de NAS para backup
– Softwares de backup gratuitos para servidores
Boa leitura!
O Backup é a garantia de acesso aos dados e as informações que são cruciais para o negócio, e portanto, deve ser confiável e seguro. Além disso, a empresa que investe em um bom sistema de backup, evita grandes prejuízos caso ocorram problemas com a disponibilidade de arquivos e até mesmo malwares.
Para cumprir a função de backup e armazenamento de dados, há diversas soluções que podem ser utilizadas, desde as menos confiáveis (como HDs externos e desktops), até as mais confiáveis (como servidores de armazenamento e storages).
Para todos os negócios, existe uma máquina ideal para realizar a função de armazenamento com a tecnologia mais própria para isso. E, a seguir, você vai conhecer algumas dessas máquinas.
Os servidores conseguem realizar inúmeras funções dentro de uma empresa, como o compartilhamento de dados, hospedagem de ferramentas, o armazenamento de arquivos, entre outros. A escolha da máquina ideal depende do tipo de tecnologia que ela possui e a utilização a que será destinada dentro da organização.
Entre os servidores que podem realizar a função de backup, destacam-se os Servidores de Arquivos de Backup e os Servidores de Compartilhamento de Arquivos (NAS). Conheça-as a seguir:
O Servidor de Backup é uma máquina destinada somente para o armazenamento de informações, e portanto, tem tecnologia destinada para essa finalidade específica, como uma grande capacidade de armazenamento e tecnologia RAID, somado à qualidade em termos de hardware e software, voltados para alta performance no processamento de arquivos.
Esses servidores devem possuir também recursos de redundância que possibilitem a máxima segurança de dados possível, pois muitas vezes, é a única máquina que pode recuperar dados caso sejam perdidos.
Vale lembrar que muitas empresas utilizam desktops comuns para realizar as funções destinadas a Servidores, principalmente para a função específica voltada ao armazenamento e compartilhamento de dados. Porém, isso pode causar inúmeros prejuízos para o negócio!
Temos um conteúdo voltado exclusivamente para falar sobre isso: “Servidor X Desktop: qual a minha empresa deve utilizar?”. Para acessá-lo, clique aqui.
Storages ou Servidor de Compartilhamento de Arquivos NAS são máquinas voltadas para o armazenamento de arquivos de forma compartilhada, para outros computadores da rede em que foi instalado.
Servidores NAS não precisam ser conectados aos computadores ou outros dispositivos para funcionar, basta estar ligados através de cabos de rede a roteadores ou switches.
Além disso, eles possuem sistemas operacionais próprios que os diferenciam de dispositivos de armazenamento comuns para computadores, o que permite que eles tenham uma capacidade de gerenciamento, performance e segurança de dados superior, que são ainda escaláveis (por meio de upgrades) de acordo com a necessidade da empresa.
A utilização de Servidores NAS para backup confere várias vantagens para a empresa em termos de usabilidade e tecnologia. Entre essas vantagens, por exemplo, estão:
Os servidores destinados ao backup devem ter em si ferramentas confiáveis para realizar essa função, como softwares corporativos que visam atender essa solução em seus recursos.
Alguns desses softwares são gratuitos e estão disponíveis no mercado para utilização, destinados principalmente a pequenas empresas que não necessitam de soluções muito complexas e não tem muitos recursos para investir nesse sentido.
Entre esses softwares, destacam-se, por exemplo:
– Windows Server Backup (WSB): esse software é incluso a servidores que possuem Windows Server, destinado ao backup de arquivos específicos ou volumes de arquivos. Porém esse software necessita de um conhecimento de Powershell e não possui um gerenciador central, o que pode ser um ponto negativo para empresas que possuem mais de um servidor.
– Veeam Backup free edition: essa é uma versão gratuita do Veeam, que também possui recursos mais avançados e complexos. Porém, essa versão mais simples ainda atende bem a pequenos negócios, e essa em específico, com servidores virtualizados com VMware e Hyper-V.
– Bacula Community: esse software de backup Open Source possui as versões Enterprise, com recursos mais completos e avançados (paga) e a Community, que a princípio, é sem custo. A versão Community possui recursos de backup voltados à soluções mais simples, possuindo a vantagem de possuir um sistema de gerenciamento centralizado, diferentemente do WSB.
Por isso, invista em um sistema de backup de dados! Utilize tecnologias destinadas a essa finalidade, como Servidores de Backup e softwares que oferecem essa solução, ao menos versões mais simples e gratuitas.
O backup é fundamental para garantir a segurança de dados, estabilidade e tranquilidade para a sua empresa!
Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por:
– Como tornar o home office mais seguro
– Desktop ou Servidor: qual a minha empresa deve utilizar?
– Perguntas frequentes sobre servidores
– Acidentes com servidores: o que pode gerar a indisponibilidade da máquina?
– Causas para um servidor lento e dicas para evitar a lentidão em servidores
1 Comments
[…] – Backup e segurança da empresa: o que você precisa saber […]