Muitas empresas de pequeno e médio porte adotam Desktops para realizarem as funções de um Servidor, servindo como máquinas de backup, acesso a dados de ERPs, acomodando aplicações, etc. Porém, essa atitude pode trazer vários riscos e problemas para o negócio. Somente Servidor consegue realizar a função de um Servidor!
Para entender o porquê dessa afirmação, continue a leitura deste conteúdo nos tópicos abaixo:
– As funções de um Servidor
– Servidor X Desktop: qual a diferença?
– Riscos de colocar um Desktop para realizar as tarefas do Servidor
– Cuidados na hora de fazer a troca de um Desktop para o Servidor
Boa leitura!
Para iniciar esse conteúdo, é preciso primeiramente entender para que um Servidor foi projetado, ou seja, qual é a função de um Servidor.
A principal função do Servidor é executar as tarefas de acordo com o seu objetivo (serviços de banco de dados, hospedagem de sites, aplicações ERP, etc.), com alto desempenho e confiabilidade.
Esses serviços também são fornecidos para a rede de computadores que está conectada ao Servidor, e por isso, o Servidor é considerado um centralizador e gerenciador da empresa e dos colaboradores.
Um Servidor é uma máquina feita para realizar atividades de forma contínua – 24h por dia, 7 dias por semana. Para isso, ele tem uma alta capacidade de processamento, armazenamento, e suporta toda uma rede de computadores.
O problema é que, atualmente, muitas empresas utilizam Desktops para realizarem as requisições de um Servidor. Para compreender todos os riscos que essa prática pode trazer ao negócio, vamos começar pelas diferenças que existem entre essas duas máquinas.
Listamos algumas das principais diferenças entre um Servidor e um Desktop, no sentido funcionalidade e aplicação para empresas. Confira:
Os Servidores e os Desktops foram projetados para realizarem funções diferentes. Por isso, a principal diferença entre eles é a capacidade de suportar tarefas: enquanto um Desktop foi projetado para executar tarefas pontuais em um determinado tempo de processamento, o Servidor foi projetado para executar tarefas continuamente (ou seja, a todo tempo), e concomitantemente (ou seja, ao mesmo tempo).
A performance das duas máquinas também são diferentes, porque a estrutura de um Servidor é desenvolvida para uma aplicação e volume de tarefas superior ao Desktop. Por isso, o Servidor tem HDs, SSDs, processadores, placa mãe, etc. com uma performance maior do que a do Desktop.
Há algumas peças que somente os Servidores possuem, sendo mais robustas, mais resistentes e que suportam o uso contínuo. É por isso que, inclusive, um Servidor possui um sistema de refrigeração mais potencializado que evita o aquecimento excessivo da máquina, e que suporta o funcionamento ininterrupto.
O Desktop consegue atender um usuário por vez e um volume de tarefas menor, enquanto que o Servidor consegue atender várias demandas e usuários ao mesmo tempo.
O Servidor, sem dúvidas, possui todas as funcionalidades voltadas para um objetivo: oferecer a maior estabilidade possível para o negócio. Ao passo que, os Desktops e computadores comuns são inevitavelmente mais instáveis que os Servidores.
O principal risco de colocar um Desktop para realizar as tarefas de um Servidor são as paradas do sistema, que podem ser ocasionadas pela sobrecarga da máquina.
Quando a máquina que executa as tarefas da empresa e centraliza todos projetos, dados e demandas para de funcionar, a empresa se vê em uma situação bem complicada.
Um Desktop não é seguro para realizar as funções de um Servidor, uma máquina que tem inúmeras características voltadas à trazer a maior estabilidade e segurança possível para a empresa.
Um Servidor, portanto, possui características próprias para realizar as atividades a que foi destinado. Alguns exemplos das características exclusivas dessa máquina são:
Alta performance: a qualidade e resistência das peças de um Servidor são ligeiramente maiores do que a de um Desktop, o que confere uma performance superior. Dessa forma, a capacidade de armazenamento, processamento e gerenciamento de um Servidor são muito maiores do que as de qualquer computador.
Sistema diferenciado: os sistemas operacionais dos Servidores são pensados para o que esse tipo de máquina irá realizar, e por sua vez, os sistemas operacionais dos Desktops são projetados para computadores, que necessitam de um desempenho inferior se comparado com os Servidores.
Possibilidade de upgrades: o Servidor tem muito mais facilidade à expansão e upgrades, se comparado com Desktops. Essa flexibilidade é uma importante vantagem se pensar na expansão da empresa (projetos, clientes, colaboradores, etc.).
Redundância: a tecnologia RAID dos Servidores pode realizar funções de backup e salvar os dados da empresa após a queima de um HD, por exemplo. Várias outras peças dos Servidores tem a característica de ser redundante e conferir segurança e estabilidade, suas maiores características.
Quando o objetivo é realizar as tarefas de um Servidor, destine um Servidor para isso, e não um Desktop ou Notebook. Se você identificou, na sua empresa, a necessidade de realizar a troca de um Desktop para um Servidor, é preciso tomar alguns cuidados.
Esses cuidados são, por exemplo: adquirir a máquina certa para realizar a função que a sua empresa necessita, prestar atenção no backup de todas as informações para que nada se perca pelo caminho, investir na infraestrutura de acomodação da máquina.
Se você sentiu a necessidade de realizar a troca, entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas. Eles podem entender a realidade do seu negócio hoje e te indicar o Servidor certo para sua empresa, além de te dar todo o suporte necessário para instalação e manutenção da máquina.
A InforPró é uma empresa especializada em Servidores! Somos uma empresa focada em fornecimento de peças, servidores e prestação de serviços para essas máquinas com a mesma credibilidade que os grandes fabricantes, porém mantendo preços competitivos e entregas rápidas e descomplicadas.
Além disso, possuímos garantias diferenciadas pensadas a oferecer para você o melhor atendimento possível, como a Garantia Pró e o Server Protect.
Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por:
– Perguntas frequentes sobre servidores
– Acidentes com servidores: o que pode gerar a indisponibilidade da máquina?
– Causas para um servidor lento e dicas para evitar a lentidão em servidores
3 Comments
[…] – Desktop ou Servidor: qual a minha empresa deve utilizar? […]
[…] Temos um conteúdo voltado exclusivamente para falar sobre isso: “Servidor X Desktop: qual a minha empresa deve utilizar?”. Para acessá-lo, clique aqui. […]
[…] Se você deseja saber mais a respeito das funções de um servidor e se aprofundar nas diferenças entre a utilização de computadores e servidores, eu te convido a ler: “Desktop ou Servidor: qual a minha empresa deve utilizar?”. Para acessar esse conteúdo, clique aqui. […]