A hiperconectividade é um caminho sem volta. E se por um lado o mundo conectado facilita as relações comerciais e a rotina empresarial, por outro a segurança dos dados se torna um ponto ainda mais desafiador dentro das empresas, e investir em um firewall gerenciado é uma excelente opção.
Quer entender mais essa relação e ver os benefícios que investir em um firewall gerenciado dão a sua empresa? Siga conosco e boa leitura!
De forma resumida, um firewall é um sistema de segurança que visa proteger a rede de acessos não autorizados que podem se infiltrar na intranet e banco de dados e visualizar ou roubar informações.
Isso significa que, quando existe um firewall de qualidade, todos os acessos que acontecem passam por ele
Assim, é capaz de examinar individualmente todas as entradas e saídas e bloquear acessos que não correspondam aos requisitos de segurança do firewall.
Esse sistema pode ser implementado tanto em hardware, software ou numa combinação entre os dois.
Em um firewall tradicional, é comum que a estrutura seja composta por um IPS (Sistema de Prevenção à Intrusão) ou um IDS (Sistema de Detecção de Intrusão).
Já no firewall gerenciado, também conhecido como Firewall as a Service (FWaaS), esses sistemas trabalham de forma totalmente integrada e oferecem monitoramento constante.
A vantagem disso é que além de executar uma varredura bem mais aprofundada, ele garante maior desempenho e acessibilidade dos dados.
No caso do firewall gerenciado, uma empresa especializada é quem faz a gestão da ferramenta, o que assegura que ela esteja sempre funcionando adequadamente.
Esse gerenciamento centralizado também contribui para: otimizar o tráfego de dados, facilitar a identificação de tentativas de ataque ou invasão em tempo real, filtrar URLs, identificar a base de acessos que acontecem dentro da empresa, o que possibilita a criação de políticas de segurança e muito mais.
Não! Apesar de ambos buscarem a segurança dos sistemas em que estão implementados, a principal diferença entre firewall e um antivírus está no local onde eles fazem essa segurança.
Enquanto o firewall é uma espécie de barreira inicial, que determina quais transferências de dados serão autorizadas ou bloqueadas, o antivírus é um software que identifica programas maliciosos, detectando ameaças antes mesmo delas serem instaladas.
Independente do modelo (tradicional ou gerenciado), é possível configurá-lo de duas formas diferentes:
Default de bloqueio: aqui, o firewall é configurado para bloquear entradas, ou seja, o olhar será para o que é permitido na rede e o resto será bloqueado. É considerado um tipo de configuração complexa, já que precisa de uma análise bem apurada para entender o que deve ser permitido.
Default de permissão: neste tipo de configuração acontece o oposto do default de bloqueio: é preciso analisar o que será bloqueado, porque as demais coisas serão permitidas. Acho que deu para sentir que esse modelo oferece maior risco à segurança, certo? Isso porque as ameaças se multiplicam rapidamente e fica difícil do firewall acompanhar.
E aqui percebemos outra vantagem de contar com um firewall gerenciado: ele traz a expertise da equipe + estrutura que funcione com a necessidade empresarial + o gerenciamento adequado do sistema!
Existem diversos motivos para investir em uma estrutura mais robusta como um firewall gerenciado, confira aqui as principais vantagens:
Como o firewall gerenciado é administrado por uma empresa especializada, a segurança dos dados e informações corporativos que rodam dentro da sua empresa ficam ainda mais protegidos.
Isso porque, as fornecedoras sabem lidar com ameaças desse tipo, além de que, estão sempre de olho nas atualizações e melhorias para evitar ataques internos.
Um outro ganho com o uso de um firewall gerenciado é que você consegue uma visualização macro do fluxo de dados na sua rede corporativa.
Como já dissemos, apostar nesse modelo de proteção aumenta o desempenho, já que é um sistema bem mais robusto, e ainda aumenta a confiabilidade dos tráfegos de dados.
Por funcionar na nuvem, o firewall gerenciado é bem mais escalável do que o tradicional. É só conectar o dispositivo à internet que ele já estará protegido. Esse recurso é ótimo, principalmente para empresas que têm várias filiais ou que adotam o regime de home office.
Contratar um firewall gerenciado te alivia de preocupações como investir em hardwares e softwares necessários no firewall tradicional, renovações de contratos, garantias e treinamento dos colaboradores. Tudo isso é possível porque a empresa especializada cuida integralmente da gestão da ferramenta.
Como a implementação é feita em um único equipamento (sistema integrado) e a gestão é centralizada, sua equipe pode se dedicar à melhoria dos processos internos, e, consequentemente, ampliar a qualidade em suas entregas.
Ter o suporte de uma empresa especializada faz toda a diferença. Afinal, elas contam com profissionais altamente preparados na área de segurança, focados em garantir a proteção dos sistemas, além de mantê-los atualizados.
Ao optar por um firewall gerenciado, você não precisa contratar ou alocar um profissional só para lidar com essas questões, terá o suporte de profissionais experientes e especializados na área, além de que, caso haja problemas e acidentes, contará com o suporte de quem é perito nisso.
Viu como pode ser muito mais vantajoso investir em um firewall gerenciado do que manter um tradicional?
O serviço é feito por especialistas, reduz os custos das operações e ainda promove mais segurança nas circulações de dados internos. E o resultado é que tudo isso reduz, drasticamente, problemas com vazamento de dados e problemas com ransomwares.
E todo mundo sai ganhando: as empresas, que mantém seus dados protegidos e os clientes, que terão maior confiabilidade nos serviços.
Quer ficar por dentro das principais novidades e sobre o que é mais importante dentro do universo da Tecnologia da Informação? Então, inscreva-se na nossa newsletter!