Estruturar um parque de TI de sucesso é um alvo almejado nas grandes empresas. A análise e metrificação precisa e as projeções para o futuro são dois aspectos essenciais para qualquer empresa, e é nesse ponto que a Tecnologia da Informação se faz tão necessária para o contexto atual, o Mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo).
Somos o país responsável por 45% de todos os investimentos de TI na América Latina, e com a pandemia, a importância da Tecnologia da Informação nos negócios só tende a crescer. Portanto, estruturar um parque de TI de sucesso se faz essencial para qualquer empresa que queira se manter atualizada, competitiva e escalável a longo prazo.
Você sabe como estruturar um parque de TI de sucesso na sua empresa? Então acompanhe esse conteúdo:
– Por que estruturar um parque de TI na minha empresa?
– O que é a estrutura de um parque de TI?
– 5 dicas para estruturar um parque de TI de sucesso
– Garanta o suporte extra para o seu parque de TI
Boa leitura!
A área de Tecnologia da Informação nas empresas vai muito além da metrificação de dados e o auxílio competitivo nos processos administrativos do negócio – essa área é o ponto base para as principais ações das grandes empresas, envolvendo diversas ações na área operacional do negócio (produção, vendas, marketing, etc.).
Dessa forma, como dito anteriormente, o parque de TI é uma peça fundamental no quebra cabeça de qualquer empresa que deseja se manter competitiva no mercado atual, principalmente no contexto do Mundo VUCA em que vivemos.
O termo “VUCA” foi inicialmente utilizado pelo poderio militar norte-americano para descrever cenários de possíveis guerras a serem enfrentadas, e portanto, a importância de um Plano de Contingência nesse contexto. Assim, surgiu a sigla Volatility (volátil), Uncertainty (incerto), Complexity (complexo) e Ambiguity (ambíguo).
Essas características, porém, se expandiram para descrever o mundo em que vivemos hoje. No contexto empresarial, isso também não deixa de ser uma realidade: como “prever” e projetar o faturamento, vendas, crescimento, e entre tantos outros parâmetros?
A base para isso é, certamente, uma estrutura de TI de sucesso – capaz de realizar as funções necessárias para auxiliar a empresa em seu processo de crescimento e expansão.
– Operações mais organizadas e eficientes;
– Tomadas de decisões embasadas em dados confiáveis;
– Mais produtividade na realização dos projetos;
– Redução de custos;
– Automatização de processos e melhoria no consumo do tempo.
A estrutura de um parque de TI é, basicamente, tudo aquilo que compõe a infraestrutura tecnológica da empresa, como: os equipamentos, os sistemas utilizados, a rede, os serviços necessários para a operação, entre outros.
A Information Technology Infrestructure Library (ITIL v3) definiu a infraestrutura como: “conjunto combinado de hardware, sistemas, redes, instalações etc. (incluindo toda a tecnologia da informação), a fim de desenvolver, testar, entregar, monitorar, controlar e suportar serviços de TI”.
Cada negócio possui uma expertise única e está envolvida em um segmento de atuação próprio. Dessa forma, é preciso pesquisar e analisar quais equipamentos, aplicações e soluções se fazem necessários de acordo com a realidade da sua empresa.
Portanto, faça um diagnóstico do seu negócio, coloque em aposentadoria os equipamentos que não são mais eficientes e invista na modernização das aplicações que realmente são necessárias para a sua empresa.
Ao pensar na estrutura de TI, é importante manter o olhar no que é escalável e o que não é. Conforme a empresa adquire um novo porte de crescimento (tanto em colaboradores como em processos) e projetos maiores, é importante que a estrutura de TI possa acompanhar esse desenvolvimento.
É importante que a sua empresa não dependa de um colaborador específico e a sua expertise para realizar as principais atividades. E se ele sair das operações?
Por isso, outra dica importante para um parque de TI bem estruturado é ter processos flexíveis e intuitivos, para que a empresa não precise passar por “perrengues” em casos imprevistos. Além disso, todas as ações devem ser documentadas (até mesmo, para facilitar a correção em caso de erros em procedimentos).
Segundo uma pesquisa realizada pela IDC (2009), “do total de empresas ouvidas, 35% dos investimentos são destinados à infraestrutura existente. ‘Quando deveríamos ter ações voltadas a melhorias dos processos de gestão e inovação’, destaca Aron”.
Isso revela que, em muitas empresas, a preocupação em gestão e inovação é negligenciada. Porém, do que vale uma estrutura de sucesso, se não há quem explore o seu potencial a partir de uma gestão de qualidade?
Por isso, outra dica importante para estruturar um parque de TI de sucesso é investir também nos processos envolvendo a gestão e inovação.
A fim de montar uma estrutura de parque de TI de sucesso, é preciso ter equipamentos comprados em fornecedores de qualidade. Além de avaliar apenas as ofertas dos fornecedores, é preciso ter em mente mais algumas questões, como:
– Esse fornecedor oferece o suporte necessário para a minha empresa?
– Caso haja problema nos equipamentos comprados, como esse fornecedor irá responder a isso?
– Os seus clientes consideram esse fornecedor como um fornecedor de alto nível?
– Os valores cobrados estão dentro da ética do mercado?
– Quais garantias e/ou diferenciais esse fornecedor dá a minha empresa?
Dessa forma, é possível identificar fornecedores que atuem com excelência e qualidade na sua estrutura de TI, atuando, inclusive, como um ponto de apoio para a empresa.
Se você está procurando um fornecedor especializado em Servidores e Storages que atenda a todos os requisitos acima, você está no lugar certo!
Nós possuímos três serviços de garantia essenciais para que você construa a sua estrutura de TI com nossos equipamentos com tranquilidade e segurança:
É um serviço diferenciado exclusivo da InforPró, pois todos os nossos produtos (sendo eles novos os seminovos, mesmo HDs e Baterias) tem 1 ano de garantia, podendo ser estendida para 2 ou 3 anos. Se uma peça apresentar problemas, faremos o envio de uma nova peça de imediato. Somente quando o servidor estiver em pleno funcionamento é que pensamos na devolução. Garantimos que a peça comprada será perfeitamente compatível com o seu servidor ou a devolução ou troca é feita de imediato, basta solicitar em um prazo de até 7 dias.
Essa é uma garantia de 2 anos na máquina e suporte remoto diretamente com a pessoa que realizou a venda do servidor, ou seja, a pessoa que você já teve contato e já conhece o seu histórico. Esse suporte remoto inclui a instalação do hardware, auxílio na instalação do equipamento, upgrades, detecção e diagnóstico de problemas e mais!
Esse serviço garante a agilidade e o suporte necessários para o seu servidor. Se alguma peça apresentar um defeito ou uma falha de funcionamento, basta apenas 1 e-mail, e nós enviaremos outra peça para você. Sem burocracias complicadas e demoradas! A operação para a troca de peças é no local, sendo feita com a maior agilidade possível (no prazo máximo de somente 1 dia). Isso é possível pelo fato de que temos um estoque pronto para casos como esse.
Dessa forma, garantimos a estabilidade e a tranquilidade dos seus servidores e de todo o seu parque de TI. Conta com a gente!
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